crise do coronavírus

Centro do idoso distribui cartilha de orientação durante o isolamento social

A cartilha pode ser utilizada pelo idoso com o auxílio de familiares e cuidadores

O distanciamento social não deve estar acompanhado do isolamento cognitivo e funcional. Diante disso, a Secretaria da Saúde (SMS), por intermédio do Centro de Atenção à Saúde do Idoso, está distribuindo em Gravataí a “Cartilha de Orientações e Atividades para Idosos em Distanciamento Social”. O material informativo contém orientações de diversas especialidades da saúde que afetam a rotina dos idosos e tem como objetivo promover atividades que exercitem as questões de funcionalidade melhorando a qualidade de vida do idoso.

O material orienta sobre a realização de exercícios domiciliares leves, que podem ser praticados com itens domésticos, podendo ser adaptados, conforme a necessidade de cada paciente.

A fisioterapeuta Josione Carpes explica a importância de manter o corpo ativo diante do cenário atual.

– É fundamental para a funcionalidade do idoso se manter ativo em todos os aspectos, por isso, planejamos exercícios que respeitem o limite físico de cada um, mas que simulem algumas das atividades que eles realizavam no Centro antes da pandemia – disse a fisioterapeuta.

Além de tarefas que exercitam a mobilidade, a cartilha traz orientações de como manter a atividade cognitiva ativa, trazendo dicas de organização de rotina e tarefas, orientações de cuidado com a saúde mental, instruções de como manter uma alimentação saudável e dicas de cuidados com a comunicação oral e a audição.

A terapeuta ocupacional Viviane Brambilla destaca a pluralidade do material, que auxilia em diversas áreas de saúde:

– Nosso objetivo é orientar os idosos em diversas especialidades e, com isso, realizar a manutenção do atendimento que precisou ser adaptado neste momento de pandemia.

O Centro do Idoso é um serviço de saúde especializado promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), localizado no Centro Municipal de Saúde, na Rua João Alves de Souza, 111. O serviço atende pacientes encaminhados pela atenção básica.

A diretora do Centro Municipal de Saúde, Silvia Andrade, destaca o trabalho realizado pelo serviço de atenção ao idoso:

– Estamos, aos poucos, retomando o atendimento e o acolhimento aos idosos que necessitam da assistência, e a cartilha é um importante material para que o idoso se sinta amparado pelo serviço mesmo estando em isolamento.

O material foi produzido pela terapeuta ocupacional Viviane Brambilla, fisioterapeuta Josione Carpes, geriatra Roman Orzechowsky, médica Márcia Urbim, assistente social Raquel Dell’osbel, nutricionista Juliana Carneiro, fonoaudióloga Simone Andára e pelo psicólogo Tiago Giorgi.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade