rota turística

Avenida Acimar ligará Freeway à RS-030; é a Rota Turística

Prefeito Marco Alba cumprimenta o empresário Marivaldo Tumelero, observado por Sérgio Pereira, presidente do Conselho Administrativo da Sogil.

R$ 3.861.071,42.

Este é o valor que a Prefeitura de Gravataí vai investir na construção – é construção mesmo, de uma avenida nova. Não é melhoria ou ampliação – da avenida Acimar da Silva (homenagem ao ex-vereador e prefeito) que vai ligar a RS-030 à BR-290 (Freeway), com rotatória na estrada do Gravatá, a poucos metros do chamado “trevo da GM”.

A ordem de serviço para que a Construtora Ecovila inicie os serviços de topografia para posteriormente acionar o motor das máquinas foi assinado na manhã desta segunda-feira (2/9) pelo prefeito Marco Alba (MDB), ladeado pelos empresários Marivaldo Tumelero, do Grupo Tumelero, e Sérgio Pereira, presidente do Conselho Administrativo da Sogil, além de outras autoridades.

Os dois empresários doaram a faixa de terras de imóveis que são proprietários, e lindeiros, praticamente ao lado da Sogil, para a abertura da avenida que deverá ter quatro pistas – duas em cada sentido do trânsito com 7,5 metros de largura – mais um canteiro central, além das duas rotatórias. Com a doação, aprovada no Legislativo de Gravataí, a prefeitura se encarregou de custear a obra.

— Eles entenderam que esta obra é um marco de mobilidade para toda a Região Metropolitana que poderá acessar a Serra por aqui, além de trazer agilidade para os moradores do entorno — disse Alba referindo-se à obra e aos empresários Tumelero e Sério Pereira.

De acordo com o prefeito Marco Alba o prazo para que a empreiteira entregue o trecho para o trânsito de veículos é de seis meses. E disse, no discurso, que acredita que a construção deverá demorar menos tempo considerando que a partir deste mês e com a chegada da Primavera, as condições climáticas serão mais favoráveis.

 

Turismo em alta

 

O trecho faz parte da rota turística que o governo municipal está construindo e que leva à região serrana do estado. Juntamente com a Estrada Arthur José Soares, a avenida Prefeito Acimar Silva fará com que turistas possam se deslocarem de Porto Alegre pela Freeway, passarem por Gravataí e acessar a R$ 020 já quase na divisa com Taquara. 

Marco Alba disse que o turismo é uma das bandeiras do seu governo e assegurou que a tendência é de Gravataí se desenvolver – com investimentos imobiliários, principalmente – para a região da RS-030.

— Este e outros investimentos, como a  duplicação das pontes do Parque dos Anjos, e outras obras viárias que estamos realizando, possibilitarão que cresçamos no turismo rural, gastronômico e sensorial. A rota turística tornará o nosso município ainda mais atrativo para investimentos — profetizou o mandatário.

 

A FOTO

 

: No lado direito, área da Sogil. À esquerda, terras da Tumelero.

 

Os passos da obra

 

1

Nas próximas duas semanas serão feitas as medições, topografia e preparação do terreno para o início das obras.

 

2

A expectativa é de que na segunda metade deste mês as pessoas verão as máquinas trabalhando no trecho.

 

3

A obra será realizada pela Empresa Ecovilla Construções e será custeada através de financiamento com a Caixa Econômica Federal.

 

O batismo

 

Marco Alba explicou que o nome do ex-prefeito Acimar Silva já havia sido dado para a estrada dos Gravatás. A lei foi revogada, entretanto, porque as pessoas não assimilaram a troca e nunca deixaram de chamar de estrada dos Gravatás.

— Como essa estrada aqui é nova daremos o nome do ex-prefeito Acimar Silva, em forma de respeito a toda a sua história e compromissos com a comunidade — explicou.

 

 

 

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade