breno garcia

Agora foi um Cras na ’cidade dentro de Gravataí’

Inauguração teve participação da presidente da Associação do Quilombo Manoel Barbosa e bisneta de Manoel Barbosa, Carmen Lúcia, a ex-presidente da Associação e bisneta, Márcia Santos.

O prefeito inaugurou sábado o posto avançado da Guarda Municipal (GM) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Manoel Barbosa, ambos no Residencial Breno Garcia, em Gravataí.

Maior loteamento do Programa Minha Casa Minha Vida do Sul do país, o Breno Garcia possui mais de 2 mil casas.

Além do Cras e do posto da GM, o município construiu uma unidade de saúde, três escolas de educação infantil, que já estão em funcionamento e ainda uma escola de ensino fundamental, que está sendo feita e deve ser entregue até o final deste ano.

– Aqui realizamos um trabalho sério e ousado para dar, acima de tudo, respeito e dignidade a todos os milhares de moradores que temos no Breno. Tenho muito orgulho do trabalho feito nesta região, porque aqui temos educação, saúde, assistência social, mobilidade, tratamento de esgoto e saúde, para toda a comunidade – disse Marco Alba.

O prefeito lembrou que o projeto do residencial recebeu muitas críticas antes de se tornar realidade.

– Muitos disseram que não iria dar certo, que vocês seriam jogados no fim do mundo. Hoje, o Breno Garcia é modelo de gestão. Esse empreendimento é maior do que mais de 60% das cidades do Rio Grande do Sul. E essa cidade, que é o Breno Garcia, conta com equipamentos públicos, como o tratamento de esgoto, que estão presentes, muitas vezes, apenas nos bairros mais abastados do município.

A secretária municipal da Habitação, Saneamento e Projetos Especiais Luciane Ferreira, que coordenou o projeto do Residencial Breno Garcia, recordou as primeiras reuniões com os beneficiários, onde contava que haveria três escolas de educação infantil, segurança 24 horas e um Cras.

– E aqui estão, as três escolas já funcionando, a Guarda Municipal presente dioturnamente e hoje, inauguramos o Cras. Estamos aqui celebrando a vitória de vocês, moradores do Breno, os quais temos muito respeito e empenhamos enorme dedicação para que tudo ocorresse como deveria e como o prefeito Marco Alba assim nos pediu.

Já o secretário para Assuntos de Segurança Pública coronel Flavio Lopes lembrou que no Breno Garcia as forças de segurança também possuem um papel social e que o posto avançado da GM é um local adequado para o trabalho dos agentes, que também terão as câmeras de videomonitoramento espelhadas no local, para facilitar o trabalho.

– Aqui temos o exemplo do trabalho do governo Marco Alba, que é ousado, austero, competente e organizado. Nas próximas semanas, mais câmeras serão instaladas e a segurança ficará ainda melhor.

O secretário da Família, Cidadania e Assistência Social Tanrac Saldanha destacou que o CRAS tem um papel essencial na melhoria da vida das pessoas e garantia de direitos.

– Nosso serviço está sempre de portas abertas para receber a comunidade e atender cada vez melhor e com excelência.

Estavam presentes o secretário Municipal de Governança e Comunicação Social Luiz Zaffalon, o 1º secretário da Câmara de Vereadores Airton Leal e os vereadores Clebes Mendes, Demétrio Tafras e Fábio Ávila.

Também participaram da cerimônia a coordenadora do Cras Manoel Barbosa, Bianca Pires Guedes, a presidente da Associação do Quilombo Manoel Barbosa e bisneta de Manoel Barbosa, Carmen Lúcia, a ex-presidente da Associação e bisneta, Márcia Santos, além de servidores de diversos segmentos do município e a comunidade em geral.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade