negócios

1.166 novos negócios: Gravataí expediu média de 7 alvarás por dia em 2021

Microempresas são responsáveis por 52% das autorizações liberadas

Reconhecida como um polo industrial e berço de grandes empresas, Gravataí é uma cidade que incentiva o empreendedorismo em todas às áreas. Reflexo disso são os 1.166 alvarás que foram expedidos pela administração pública somente no primeiro semestre deste ano.

– Temos uma política forte de incentivo para novos investimentos que vem desde o governo Marco Alba e tem continuidade comigo. Tenho sempre lembrado que Gravataí é o melhor local para se investir e morar, por conta da sua posição geográfica e porque temos como meta de governo o incentivo à criação de empregos e renda – diz o prefeito Luiz Zaffalon.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), na contramão da pandemia, o setor que mais ingressou com pedidos de alvarás foi o de serviços, responsável por 80% das licenças expedidas. Ainda segundo a pasta, a abertura de 602 novas microempresas é responsável por 52% das autorizações liberadas.

O secretário João Maria atribui o número expressivo à simplificação do processo de regularização.

– As isenções das taxas para a constituição de algumas empresas e o fator de ambiente propício a novos negócios fizeram com que mais pessoas saíssem da ilegalidade.

O levantamento feito pela SMDET também apontou que, além do setor de serviços, a indústria, o comércio e os profissionais liberais tiveram um aumento expressivo no número de alvarás expedidos em relação ao ano passado. Aumento este que reflete, diretamente, na economia do município. Os dados também apontaram queda no número de baixas em empresas, que, no ano anterior, foi de 368, caindo para 315 no primeiro semestre de 2021.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade