Pela presidência

CANOAS | Vai ter disputada na Câmara: é PDT contra PDT; surge o bloco de oposição

Alexandre Gonçalves, hoje no PDT, presidiu a Câmara em 2018. Foto: Arquivo

Mais do que uma chapa para vencer, bloco terá uma candidatura para não perder em 2021

Jairo Jorge (PSD) terá maioria tranquila na Câmara a partir de 2021, mas também terá uma oposição. PTB, PP e parte do PDT resolveram se aliar e vão inscrever uma chapa para disputa da presidência da Câmara. Alexandre Gonçalves (PDT), que já presidiu a Casa em 2018, vai por o nome no baile.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Vazou: acordo coloca Márcio Freitas na presidência em 2021

CANOAS | Jairo anuncia secretário em live; técnico e sem vereadores no primeiro escalão

 

A eleição está praticamente resolvida a favor de Márcio Freitas, também do PDT e aliado de Jairo, mas o ponto de inflexão da candidatura de Alexandre não é exatamente vencer; PTB, PP e PDT querem formar um bloco de oposição. 

Faça as contas: o governo Jairo Jorge conta com 14 dos 21 vereadores eleitos. A oposição, seis. No meio, o Partido Novo, do vereador Jonas Dalagna, que já disse que terá uma postura independente no plenário. Se a oposição não criar laços de união, tende a ser engolida pelo governo.

Vale lembrar que o PP era aliado de primeira hora de Jairo Jorge de 2009 a 2016. Aliás, PDT e PTB também.

Alexandre espera contar, ainda, com o voto de Maria Eunice (PT), que foi contrária à aproximação do partido com Jairo Jorge. Ela é tida como apoiadora do governo e costuma centralizar o voto pelas decisões do partido.

Na busca de construir uma narrativa popular para sua candidatura, Alexandre propõe uma redução nos cargos da presidência da Câmara que geraria uma economia na ordem R$ 6 milhões em 2021 – recurso que ele promete devolver ao governo para compra de vacinas contra a Covid-19. 

A eleição para mesa da Câmara acontece no dia 1º, às 10h, logo após a posse dos vereadores, do prefeito e do vice eleitos.

 

LEIA MAIS

CANOAS | Posse de Jairo Jorge está marcada para 10h na Câmara; às 14h, já tem sessão extraordinária

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade