Transporte

CANOAS | Sem ônibus na semana do Natal: rodoviários querem parar dia 21

Trabalhadores da empresa reclamam dos atrasos nos pagamentos desde fevereiro deste ano. Foto: Arquivo

Salários e benefícios atrasados desde fevereiro são o motivo da impaciência de motoristas e cobradores na Sogal

Há 10 meses com salários atrasados e benéficos pagos parcialmente, motoristas e cobradores da Sogal ameaçam uma paralisação na próxima segunda-feira, 21, caso os pagamentos não sejam regularizados pela empresa. O ticket refeição, por exemplo. R$ 120 por mês vem sendo 'pendurado' desde março para cada um dos 1,2 mil funcionários. Horas extras também. E também o 13°.

Ninguém sabe ao certo o tamanho dessa conta – só se sabe que a Sogal vive, há tempo, uma imensa crise financeira. E, por conta dela e da pandemia, dificilmente conseguirá superar dezembro com tudo em dia. O problema é que, se for este o caso, Canoas pode ficar sem ônibus entre o Natal e o Ano Novo.

Segundo Eloir Soldi, vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, a parcela do décimo que deveria ter sido depositada no dia 30 de novembro não veio. E dia 20 de dezembro vence a segunda. "Pelo acordo, a empresa também pagaria agora em dezembro os atrasados do ano, os tickets e as horas extras. Mas até agora não se movimentou", conta.

Em reunião pela manhã, a direção do sindicato decidiu apoiar a paralisação do dia 21 caso o dinheiro não seja depositado na conta dos trabalhadores até o dia 20. Ações judiciais também não foram descartadas.

A Sogal ainda não se manifestou sobre o assunto. A crise na empresa, no entanto, não é novidade para ninguém. A concessão foi renovada em 2019 mas não garante fluxo de caixa para operar um sistema deficitário e com cada vez menos passageiros. Sem falar na pandemia, que retirou mais de 60 mil pagantes das roletas todos os meses.

Mais um nó que 2021 vai herdar de 2020.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade