A vacina chegou

CANOAS | Primeiros vacinados: um dia histórico para Canoas, para Valdemar e Lisete 

Valdemar, de 81 anos, foi o primeiro vacinado; na foto, conversa com o prefeito Jairo Jorge, o vice Nedy Marques e o secretário de Governança, Felipe Martini. Foto: Alisson Moura/PMC

Ato simbólico de início da vacinação contra a Covid-19 marcou a terça-feira, 19

Depois de 10 meses de muita expectativa, Canoas viveu um dia histórico nesta terça-feira, 19, com o início da campanha de vacinação contra a Covid-19. Às 16h39, durante ato simbólico realizado no Hospital Universitário, o HU, Valdemar Ferla, 81 anos, foi o primeiro morador da cidade a receber a vacina. “Desejo muita saúde para todo mundo”, afirmou. Em seguida foi a vez da técnica de enfermagem Lisete Márcia Hendges, 49 anos, que atua na UTI Covid-19 do HU, receber a dose. A profissional aproveitou o momento para fazer um apelo à população: “Precisamos acreditar na vacina. Com a união de todos, conseguiremos vencer”, declarou.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | A interminável crise da Sogal: agora, demitidos vão para frente da prefeitura

CANOAS | Ex-adjunto devolve 300 litros de álcool-gel: o que ele fazia com um bem público?

 

Os escolhidos pertencem aos grupos de risco prioritários do Plano Nacional de Imunização: idosos em instituições de longa permanência e profissionais da saúde. Canoas recebeu 2,5 mil doses de CoronaVac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O lote chegou ao município à tarde e foi armazenado na Central Municipal de Rede de Frio, localizada no HU. 

“Hoje é um dia histórico para Canoas e para todas as cidades brasileiras porque estamos dando o primeiro passo para vencer essa pandemia. Quero expressar minha solidariedade às famílias dos 548 canoenses que perderam a vida desde março. Hoje estamos acendendo a esperança porque a vacina ainda não é o fim, mas o princípio do fim. Ela irá nos proteger, mas o cuidado, o uso da máscara e do álcool em gel são princípios que não podemos abandonar”, declarou o prefeito Jairo Jorge.

Em relação ao número de doses, o prefeito salientou que a quantidade ainda é pequena em relação ao número de habitantes, mas enfatizou que o município trabalhará, em parceria com os governos federal e estadual, para estender a vacinação a toda população. 

Também participaram da cerimônia o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, o vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques e o secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini.

Público-alvo

Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, atenção básica e rede de urgência e emergência e idosos que vivem em instituições de longa permanência (ILPIs). 

Em função do perfil do público-alvo nesta primeira fase, a vacinação ocorrerá diretamente nos hospitais para os profissionais da saúde que atuam nestas instituições. Nos postos de saúde, somente os trabalhadores das unidades serão vacinados. Idosos e trabalhadores de instituições de longa permanência serão vacinados nos próprios locais. A previsão de aplicação da segunda dose é entre duas e quatro semanas após a primeira.

Estrutura na 1ª fase

Em Canoas, quatro equipes volantes irão realizar a vacinação dos profissionais de saúde das UBSs, nos quatro quadrantes. Haverá um ponto de imunização dentro do Hospital de Pronto Socorro para vacinação dos profissionais da instituição e da Central do Samu, um no HU e um no Hospital da Aeronáutica para vacinação dos profissionais das duas instituições e um no setor de Imunologia para os demais profissionais de saúde residentes em Canoas, que não atuam na rede pública do município. Uma equipe volante aplicará as doses nos profissionais de saúde do Hospital Nossa Senhora das Graças e das UPAs. As UBS ficarão responsáveis pela vacinação dos idosos que vivem em instituições de longa permanência e dos idosos acamados da sua área de abrangência.
 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade