Novo governo

CANOAS | Posse de Jairo Jorge está marcada para 10h na Câmara; às 14h, já tem sessão extraordinária

Jairo foi diplomado semana passada também em cerimônia restrita. Foto: Alisson Moura/Divulgação

Tudo terá transmissão online pela internet e restrição de acesso devido aos protocolos de distanciamento e combate à pandemia

ATUALIZADA – A posse do prefeito eleito Jairo Jorge (PSD) está marcada para às 10h da manhã do dia 1º de janeiro, em cerimônia com acesso restrito na Câmara de Vereadores. Todo o evento terá transmissão ao vivo pela internet, como já acontece com as sessões do parlamento.

As restrições de acesso se devem aos protocolos de distanciamento controlado. Canoas segue sob as regras da bandeira vermelha no programa do Governo do Estado e o plenário da Câmara não comporta mais do que 60 pessoas ao mesmo tempo. Todos os presentes devem usar máscara, hiegienizar as mãos com álcool gel e manter a distância entre si.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Três desafios e uma dúvida para o novo governo Jairo Jorge

CANOAS | Primeiro projeto de Jairo Jorge prevê economia de R$ 12 milhões com corte de assessores

 

O primeiro ato da cerimônia, às 10h, será a posse dos vereadores. O atual presidente, José Carlos Patrício (PP), abre os trabalhos e chama um de seus pares para secretariar a sessão de posse. Em seguida, cada vereador eleito é chamado em ordem alfabética para prestar juramento e ocupar seu espaço no plenário.

Encerrada a posse, a Câmara faz um pequeno recesso para que as chapas à presidência da Câmara sejam inscritas. Ao que tudo indica, haverá disputa entre uma chapa ligada ao governo e uma de oposição. Os vereadores eleitos votam e escolhem o novo presidente que comandará a casa pelos próximos dois anos.

Assim que a eleição da mesa for concluída, cabe ao novo presidente empossar o prefeito e o vice-eleitos. Nesse momento, Jairo Jorge e Nedy de Vargas Marques (Solidariedade) fazem seu primeiro discurso já investidos no cargo. Atual prefeito, Luiz Carlos Busato (PTB) não deve ir à Câmara na manhã do dia 1º. Assim que a solenidade for encerrada, ele recebe Jairo para transmissão oficial do cargo em uma atividade restrita no gabinete do prefeito. Em seguida, Jairo deve assinar as nomeações do novo secretariado.

Com as manifestações de Jairo e Nedy, a Câmara encerra a posse e convoca os vereadores para uma sessão extraordinária que deve acontecer nas primeiras horas da tarde. Os novos vereadores devem votar as modificações propostas pelo governo na estrutura administrativa da prefeitura, nomeclatura e funções em determinadas secretarias propostas por Jairo Jorge.

Ainda à tarde, está prevista na agenda do prefeito eleito uma visita aos hospitais da cidade acompanhado do novo secretário da Saúde, Maicon Lemos. No sábado, dia 2, acontece a primeira reunião oficial de secretariado. Na ocasião será definido o Plano de Metas para os primeiros 100 dias de governo. No dia 8, está programaa a primeira edição do Prefeito Presente. No dia 9, o Prefeitura na Rua. Já no dia 11, a primeira Audiência Pública e no dia 14 a volta do Prefeito na Estação.

 

ATUALIZADA – Inicialmente, esta matéria não trazia a informação de que o prefeito Luiz Carlos Busato não compareceria à sessão de posse na Câmara. O texto já foi corrigido.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade