Segurança

CANOAS | O dia em que o governo Busato ajudou Jairo Jorge; o crime que cai

Operação Guarda Presente já está nas ruas de Canoas. Foto: Tony Capelão

Índices de criminalidade e violência seguem em queda – sinal que a política de segurança mantém a boa mão

O Observatório de Segurança Pública de Canoas divulgou dados da criminalidade no município, que apresenta uma queda em todos os índices de violência no mês de janeiro de 2021, quando comparado ao mesmo período de 2020 – informou a Prefeitura, em nota divulgada pelo Escritório de Comunicação. O município registra uma redução de 40% no número de mortes violentas; 35,5% em relação a furtos de veículos e 42,6% nos dados relativos a roubos de veículos.

Aviso: haters que torceram o nariz para o título deste post podem espumar de raiva com as próximas linhas – mas as verdades estão aí para serem ditas. A semente plantada pelo governo Luiz Carlos Busato (PTB) rende colheitas agora; de certa forma, Busato ajuda Jairo Jorge (PSD) nisso.

O governo passado teve como secretário de Segurança na primeira metade da gestão o atual vice-governador, Ranolfo Vieira Jr. O delegado que hoje é um dos braços do governador Eduardo Leite (PSDB) já foi chefe da Polícia gaúcha e apostou em integração e estrutura para melhorar a segurança na cidade. Canoas construiu delegacias e destacamentos da Brigada, comprou viaturas – 45 de uma tacada só, em 2017 – e ainda equipou a Guarda Municipal com armas, computadores e inteligência aplicada.

Criou uma base de segurança pública que, independente de governo, precisa avançar – mas já existe.

Jairo manteve o nível. Se Busato tinha um ex-chefe de Polícia, o atual prefeito trouxe outro: o também delegado Emerson Wendt, morador de Canoas e especialista em crimes cibernéticos. Wendt seria candidato a vice de Felipe Martini pelo PSDB no ano passado, mas diante da mudança de rumos do então líder tucano na cidade, voltou ao trabalho na Polícia e como professor de cursos de Direito.

Ao receber o convite do prefeito eleito, topou a incursão política – desta vez não como candidato, mas como Secretário de Segurança Pública. E com uma missão bem clara: os índices de criminalidade e violência precisam manter-se – melhor se melhorarem.

Redução histórica

Índices de criminalidade que, apurados agora, representam uma redução histórica para o mês de janeiro, desde que os dados começaram a ser computados pelo Observatório, em 2009. Os números são contabilizados de ocorrências da Polícia Civil e da Brigada Militar.

“É preciso garantir segurança aos cidadãos canoenses através da integração com as forças policiais, planejamento, estratégia e inteligência. Nossa Guarda Municipal está trabalhando para proteger a cidade e reduzir a violência. Os números são reflexos do comprometimento e empenho de todos”, ressalta o prefeito Jairo Jorge.

 

Maiores incidências

O Observatório também realizou um estudo sobre os locais, dias e horários com maior incidência de furto e roubo de veículos. Em relação ao furto, os bairros Marechal Rondon e Centro apresentam o maior índice (34,5%). Já a Avenida Farroupilha, em torno do ParkShopping Canoas, foi onde ocorreu o maior número de furto de veículos (10,3%). Os roubos se concentram nos bairros Guajuviras e São José (38,8%) e a Avenida Ramiro Barcelos teve o maior índice de roubo de veículos (6,5%).

Esses dados mais específicos vão subsidiar as ações da Guarda Municipal e também servem de alerta ao cidadão quanto aos riscos. “A partir de uma análise criteriosa dos locais, dias e horários dos delitos, conseguimos agir de forma estratégica, inibindo o crime e deixando os canoenses mais seguros”, comenta o secretário Emerson Wendt.

Desde o mês de janeiro, duas novas operações estão em atividade em Canoas: Guarda Municipal Presente, com rondas semanais em diferentes pontos da cidade; e a Operação Amanhecer Seguro, em que a Guarda Municipal permanece em 18 pontos principais de deslocamento dos trabalhadores para inibir, principalmente, o furto e roubo a pedestres.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade