Sogal e Vicasa pertencem ao mesmo grupo familiar e, agora, ambas estão no foco da ação do poder público pela melhoria da qualidade do transporte em Canoas
A Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM), chefiada pelo ex-prefeito Luiz Carlos Busato, e a Metroplan notificam a Vicasa, em Canoas, por descumprimento de regras do Sistema de Distanciamento Controlado. A medida foi comunicada à empresa na manhã desta segunda-feira, 3.
De acordo com a notificação, a empresa vem descumprindo as normas estabelecidas nos decretos estaduais que determinam regras e limites de acordo com a classificação das bandeiras nas regiões do Estado. A Vicasa também estaria descumprindo as tabelas horárias das linhas em que atua, especialmente as que fazem a integração com o Trensurb.
A partir da notificação, a empresa tem 15 dias se justificar a apresentar um planejamento para sanar os problemas. O não atendimento do prazo pode implicar em novas sanções e multas, inclusive podendo chegar à extinção da concessão.
“A partir desta notificação, estabelecemos um prazo para que a empresa apresente um planejamento a ser implementado. Queremos uma rápida solução para resolver esse problema antigo, mas que se agravou nos últimos meses”, destaca Busato.
Os problemas encontrados na prestação dos serviços da Vicasa são objeto de um Inquérito Civil que tramita na Promotoria de Justiça Especializada de Canoas.