Novo governo

CANOAS | Jairo diplomado; secretariado só na terça ou quarta: segue a temporada das especulações

Jairo deve anunciar secretariado entre terça e quarta-feira. Diplomação foi na sexta. Foto: Alisson Moura-Divulgação

Entenda o que significa a cerimônia que entregou diploma aos eleitos em novembro; sobre o secretariado, segue a especulação

 

A diplomação é a última etapa do calendário eleitoral antes da posse. Na prática, é a ocasião em que a Justiça Eleitoral certifica – em forma de um diploma – que determinado candidato obteve regulamente a quantidade de votos que o faz vereador, vice ou prefeito de uma cidade, que suas contas de campanha foram entregues corretamente e que ele – ou ela – está apto a assumir o mandato a partir de janeiro do próximo ano.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Jairo dá aval e décimo terceiro no Gracinha sai com empréstimo do Banrisul

CANOAS | O caro e o barato na eleição: quanto custou o voto do seu vereador?

 

Todos os 21 vereadores eleitos, o vice-prefeito eleito Nedy de Vargas Marques (Solidariedade) e o prefeito eleito Jairo Jorge (PSD) receberam seus diplomas em uma cerimônia sem a presença de público na tarde desta sexta-feira, 18, no plenário da Câmara de Canoas.

Secretariado ainda em discussão

Jairo deixou a cerimônia de diplomação para seguir em compromissos sobre a composição do governo. O esperado anúncio sobre o secretariado, incialmente planejado para acontecer neste domingo, 20, deve ser entre terça e quarta-feira. 

Segundo o blog apurou, ainda não houve um acordo político sobre determinadas funções de governo e o prefeito eleito não pretende fazer um anúncio fracionado. "O time se escala todos juntos. Um treinador não escala o goleiro para o no dia seguinte dizer que atacante joga", tem repetido Jairo.

A expectativa, agora, é saber se algum vereador pode ser aproveitado no primeiro escalão, abrindo vaga na Câmara para os suplentes, também diplomados ontem. O MDB é o principal candidato a fazer essa composição. Aliado que aderiu do primeiro para o segundo turno, vem discutindo as pontas de atuação desde os primeiros dias de transição.

Nomes como o de Felipe Martini e Beth Colombo são dados como certo no primeiro escalão, mas ainda não teriam postos definitivos. Os 'coringas' do baralho de Jairo Jorge permanecem em silêncio a respeito de suas participações no governo. Oficialmente, nada vaza – e seguirá assim, no que depender do prefeito eleito, até pelo menos terça-feira. 

Depois, como diria a Simone, é Natal.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade