coluna do silvestre

EXCLUSIVO | Eu vi: as mudanças já começaram no Walmart-Big de Cachoeirinha

Três letras gigantes na fachada dos estabelecimentos e que cravaram a imagem do hipermercado Big na mente dos consumidores podem estar voltando à filial de Cachoeirinha.

O hipermercado Big – ops! Ainda é Walmart… – de Cachoeirinha já passa por uma profunda reformulação interna, resultado da aquisição da rede até então pertencente a um grupo norte-americano pelo fundo de investimentos Advent, o mesmo que é dono da rede de lojas Quero-Quero, que tem sede na avenida Flores da Cunha.

A transação – o Advent comprou 80% da rede Walmart no Brasil no começo do ano passado – implicou na decisão de alterar de novo a marca, confirmada nesta segunda-feira (12/8) pelo presidente do, agora, Grupo Big, Luiz Fazzio. Ele também anunciou que a companhia vai investir R$ 1.2 bilhão para ampliação e modernização das lojas nos próximos 18 meses.

Ontem à noite estive no Walmart de Cachoeirinha e pude comprovar que o estabelecimento caminha a passos largos para voltar a ser Big. Até tentei fotografar o interior da loja, mas fui recomendado – com boa educação a gente atende! – a não fazê-lo por um fiscal que, inclusive, leu, ou fez de conta que leu, no meu celular, a notícia das mudanças, que está no link abaixo.

 

LEIA TAMBÉM

O Big virou Walmart, que vai virar Big de novo

 

Sem saber

 

O fiscal deu uma de desentendido e alegou desconhecer os reais motivos das mudanças no layout interno da loja.

— Parece que vai mudar, foi vendido, uma coisa assim. Não estou sabendo direito porque não falam as coisas diretamente para a gente — desconversou.

No caixa, porém, a atendente confirmou que as alterações já vêm sendo feitas há cerca de duas semanas. Portanto, foram iniciadas antes do comunicado oficial ao mercado feito segunda pelo presidente Fazzio. Aparentemente mais bem informada, a moça do check out falou que a movimentação é, sim, um retorno à marca Big.

Por exemplo, os produtos pets que estavam no fundo da loja, à direita – minha mulher Cláudia não pode ir a um super ou hipermercado sem passar pela gôndola das rações e areias e outros insumos com que possam ser atendidas as necessidades do Bento e da Mabel, os gatos lá de casa – estão no meio da loja, pelo menos provisoriamente.

As bebidas mudaram de lugar, produtos de limpeza também… Enfim! Está sendo promovida uma redistribuição dos produtos com novas localizações. Até tapumes deu para ver dentro do Big – de novo, ops! Ainda é Walmart. – de Cachoeirinha. As mudanças devem incluir as placas indicativas, cores e logotipia, e a repintura da fachada.

Não consegui descobrir, apenas, se novamente estará na frente do hiper as três letras gigantes (como na foto que abre esta matéria do hipermercado Big de Gravataí) que identificam o estabelecimento como sendo um Big, marca que não foi apagada da mente dos consumidores mesmo com a mudança para Walmart realizada no final de 2017.

 

LEIA MAIS

 

Tchau para o Big, Nacional e Maxxi

Dono da Quero-Quero de Cachoeirinha compra Walmart

 

ATENÇÃO

 

Na internet já é possível encontrar a página do Grupo Big. Sobre a empresa, apresenta o seguinte texto:

Agora somos Grupo Big

 

Agosto de 2019 marca o início de uma nova história da nossa empresa. Nesse capítulo, nossos 50 mil colaboradores assumem o papel de protagonistas. Agora é com a gente.

Agora somos Grupo Big.

Nossa história começou em 1995, com a chegada do Walmart ao Brasil. Nossa primeira loja no País foi uma unidade do Sam's Club em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. No mesmo ano, inauguramos o Walmart Osasco. Nossa expansão começou pela Região Sudeste, com o formato hipermercado.

A conquista de outras regiões brasileiras aconteceu após importantes aquisições. Em 2004, compramos o Bompreço, líder no Nordeste e referência em varejo na região. No ano seguinte, concluímos a aquisição do Sonae Distribuidora no Sul, com forte presença nos três estados da região com as bandeiras BIG, Nacional, Maxxi Atacado e Mercadorama.

Em julho de 2018, o Fundo de Investimento Advent adquiriu 80% do Walmart Brasil, e os 20% restantes ficaram para o Walmart INC. A partir dessa negociação, um novo capítulo de nossa história começava: a gestão de nosso negócio passava a ser independente e 100% local.

Abaixo do texto, na página do Grupo Big na internet, está a história da empresa na forma de uma time line.

Confira, no infográfico, os números do Big no Brasil.

Arte: Comunicação Grupo Big.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade