coluna do silvestre

COM VÍDEO | O novo Asun de Gravataí e as quatro novas lojas que vêm aí

Antônio Ortiz (centro, camisa branca) recebeu amigos

De um pequeno estabelecimento comercial aberto em Porto Alegre em 1964, e depois de uma crise financeira uma mudança, lá no ano de 1975, para o litoral gaúcho, mais precisamente na Praia de Quintão, a uma grande rede supermercadista que hoje tem 30 lojas espalhadas por Porto Alegre, Região Metropolitana e o Litoral Norte do estado.

Assim começou a história da Rede Asun Supermercados, há 25 anos com sede no bairro Bom Princípio, em Gravataí, e que nesta quinta-feira (15/8), agorinha há pouco, inaugurou oficialmente sua nova e gigantesca sede no Distrito Industrial da aldeia dos anjos. Fica na rua Acylino Francisco de Medeiros, bem na rótula da avenida Plínio Kroeff.

O diretor-proprietário Antônio Ortiz Romacho, um dos filhos da fundadora, Asunción Romacho Garcia de Ortiz, não revela números oficialmente. Mas foi possível apurar que se trata de um investimento de sete dígitos (na casa dos R$ 2 milhões), na adequação do prédio onde agora funcionam o Centro de Distribuição e as áreas administrativas.

O prédio é alugado e nele funcionou por vários anos a SüdMetal, empresa que teve falência decretada e encerrou suas atividades. Para o colunista, Antônio confidenciou: o objetivo é comprar todas as instalações, com área construída de cerca de 11 mil metros quadrados em um terreno com cerca de 25 mil metros quadrados, estrategicamente localizado a “dois passos” da Freeway.

A inauguração do Centro de Distribuição e sede administrativa da Rede Asun levou ao Distrito Industrial dezenas de fornecedores, muitos clientes, amigos e autoridades de Gravataí. Inclusive o eterno Anonymus Gourmet, personagem de José Antonio Pinheiro Machado, que apresenta programa sobre culinária na televisão, antes e por vários anos na RBS-TV. Agora, no Sistema SBT.

— Isso aqui (a nova sede) é a realização de um sonho antigo, uma meta que está sendo alcançada graças ao trabalho de todos e ao apoio de todos os nossos clientes e amigos — disse Antônio Ortiz.

 

Assista à entrevista que o diretor-presidente Antônio Ortiz concedeu ao Seguinte: sobr as invas instalações e os planos para a rede Asun.

 

 

ATENÇÃO

 

1

A sede em que estava a Rede Asun, até então, no bairro Bom Princípio, é de propriedade da empresa.

 

2

O que vai ser feito no local, ainda não está decidido. Um dos integrantes do alto escalão do Asun admitiu a possibilidade de o imóvel ser vendido.

 

3

Na adequação das novas instalações a direção do Asun direcionou o foco para a sustentabilidade e economia de energia.

 

4

Mandou instalar 650 placas – ou painéis fotovoltaicos – para captação e transformação da luz solar em energia elétrica.

 

Sobre o Asun

 

A Rede Asun de Supermercados foi fundado pela matriarca dos Ortiz, a espanhola Asunción Romacho Garcia de Ortiz, que veio para o Brasil em 1960 seguindo os passos do marido, Ernesto, e trazendo com ela os filhos Ernesto, Antônio e José. Na Espanha era dona de uma ferragem e, quando chegou ao Brasil, foi costureira, doméstica e vendedora de calçados, de porta em porta.

Não demorou muito para que abrisse um pequeno estabelecimento comercial, em 1964, na avenida Cavalhada, bairro do mesmo nome, em Porto Alegre. Pressionada por problemas financeiros, mudou com a família para o litoral, na década de 70, onde deixou aflorar de novo a veia comercial e, na praia de Quintão, abriu um pequeno comércio nos mesmos moldes do que tinha na capital.

Cerca de 10 anos depois, em 1983 de acordo com Antônio Ortiz, ela retornou para Porto Alegre e abriu uma padaria à qual deu nome de Asun, como era chamada pelos mais próximos, uma abreviatura do seu nome, Asunción. Isso foi na avenida Benjamin Constant, na Zona Norte de Porto Alegre.

Foi o embrião de uma rede que, hoje, tem 30 lojas varejistas.

Na década de 1990, ainda de acordo com o diretor-presidente Antônio Ortiz, o Asun Supermercados, já com mais lojas, instalou uma sede que funcionava como Centro de Distribuição no bairro Sarandi. E a expansão continuou até a compra do terreno em Gravataí – “uma ótima oportunidade de negócio”, define ele – onde a empresa ficou baseada nos últimos 25 anos e só saiu agora, para o Distrito Industrial.

 

PARA SABER

 

1

A Rede Asun – que opera as bandeiras Asun e Leve Mais – gera 3 mil postos de trabalho nas 30 lojas da Região Metropolitana, Porto Alegre e cidades do Litoral.

 

2

A mudança para as novas instalações levou junto cerca de 200 colaboradores e, de imediato, devem ser gerados de 30 a 50 novas vagas de empregos em diversas áreas.

 

Nas novas instalações já estão funcionando:

– Depósito

– Centro de Logística e Distribuição

– Central de Tecnologia da Informação (TI)

– Refeitório

– Departamento Comercial

– Departamento Financeiro

– Gestão de Pessoas (Recursos Humanos)

 

LEIA TAMBÉM

EXCLUSIVO | Município vai ganhar supermercado para consumidor classe A

 

Em Cachoeirinha

 

A loja número 31 da quinta maior rede de supermercados do Rio Grande do Sul, com sede em Gravataí, já tem endereço e estimativa de prazo para ser inaugurada. O próximo Supermercado Asun está sendo construído na esquina das avenidas Obedy Cândido Vieira e Frederico Ritter, ou estrada Ritter, em Cachoeirinha.

O terreno com cerca de 3,5 mil metros quadrados fica estrategicamente localizado em uma avenida, ou estrada, a Ritter, onde passam cerca de 20 mil veículos todos os dias, e bem no meio de dois grandes condomínios: o Villagio di Venezia (classe média-alta) e o Villagio Firenzi (classe A).

De acordo com Antônio Ortiz, a inauguração vai acontecer ainda neste ano. Os próximos empreendimentos, revelou, vão ser nas cidades litorâneas de Cidreira, Magistério e Pinhal.

— Os planos de expansão da Rede Asun são bem agressivos. Vamos abrir em Cachoeirinha, é de imediato, até o final do ano, e mais três lojas a curto prazo — disse o empresário e diretor-presidente da rede, Antônio Ortiz.

 

Toma lá, dá cá

 

Seguinte: – E para Gravataí, nenhuma nova loja?

Antônio Ortiz – Por enquanto nada previsto. Ainda não surgiu a oportunidade de um bom negócio, de um bom terreno,  que justificasse fazer um investimento pesado.

 

Seguinte: – Quais os planos da Rede para os próximos anos?

Antônio Ortiz – O plano é sempre crescer, expandir, quem sabe ser a primeira, a maior rede de supermercados do estado.

 

Seguinte: – É difícil operar no ramo supermercadista?

Antônio Ortiz – Sem dúvida que é. Veja a nossa região. Há 10 anos ou um pouco mais havia umas 30 empresas operando. E o que tem hoje? O que sobrou? Nós e mais uma, que todo mundo sabe qual é!

 

Onde tem

 

Porto Alegre

 

1 Asun na avenida Cavalhada

2 Asun na avenida Juca Batista

3 Asun na avenida Azenha

4 Asun no bairro Santana

5 Leve Mais no Parque dos Mais

6 Leve Mais na vila Restinga

7 Asun na rua da República

8 Asun do Hospital Conceição

9 Asun na avenida Plínio Brasil Milano

 

Grande Porto Alegre

 

10 Asun Cachoeirinha

11 Asun Gravataí

12 Asun Estância Velha

13 Asun Alvorada

14 Asun Canoas Igara

15 Asun Canoas Fátima

16 Asun Canoas Niterói

17 Asun Canias Mathias Velho

18 Asun Canoas Florianópolis

19 Asun Dois Irmãos

20 Asun Eldorado

21 Asun Guaíba

22 Asun Esteio

 

No litoral

 

23 Leve Mais Pinhal

24 Asun Mariluz

25 Asun Quintão

26 Asun Cidreira

27 Leve mais Osório

28 Leve Mais Capão da Canoa

29 Leve Mais Nova Tramandaí

30 Asun Imbé

 

Os próximos

 

31 Asun Cachoeirinha

32 Asun Cidreira

33 Asum Magistério

45 Asun Pinhal

 

Imagens

 

: Anonymus Gourmet com Antônio Ortiz, atração na inauguração

 

: Antônio Ortiz concedeu entrevistas na frente das novas instalações

 

: Fachada da sede e Centro de Distribuição do Asun Supermercados

 

: Acesso às instalações do CD é pela rua Acylino Francisco de Medeiros

 

: Amigos, convidados, autoridades e fornecedores foram à inauguração

 

 

 

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade