política

Zaffa na Prefeitura, Patrícia na Assembleia, Alan na Câmara e Marco Alba na História de Gravataí; As posses

Luiz Zaffalon recebe o cargo de prefeito de Marco Alba, na Prefeitura de Gravataí

Se existisse uma personificação para o verbete política seria Marco Alba. Assim, na transmissão do cargo, na noite desta sexta, 1º de janeiro de 2021, o novo prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, agradeceu ao parceiro político de três décadas que encerrou 8 anos de mandato.

– Começou como jardineiro, não é filho de político nem dono de rede de tv, mas será lembrado por muitos e muitos anos pelas transformações que fez – disse, em cerimônia fechada na Prefeitura, que você assiste abaixo.

Depois do vídeo sigo.

 

 

Apelidado de ‘pelé da política’, o filho da Dona Suely deixa o governo com 80% de aprovação, a esposa Patrícia Alba assumindo hoje como deputada estadual titular e o afilhado político, Alan Vieira, eleito presidente da Câmara nesta tarde.

– Só para dar material para a imprensa, que gosta de um tititi: fizemos barba, cabelo, bigode e mais – sorriu, em sua fala, e já aconselhou:

– Isso aumenta, e muito, nossa responsabilidade.

 

: Zaffa e a primeira-dama Marlene, Marco e Patrícia Alba, Dr. Levi e a esposa Jocelei

 

Empresa Gravataí

 

A primeira posse aconteceu pela tarde, também em cerimônia restrita.

Entre às 15h e às 18h30, na Câmara, Zaffa, Dr. Levi e os vereadores Alan Vieira (MDB), Alex Peixe (PTB), Alison Silva (MDB), Anna Beatriz (PSD), Bino Lunardi (PDT), Bombeiro Batista (PSD), Carlos Fonseca (PSB), Claudecir Lemes (MDB), Claudio Ávila (PSD), Clebes Mendes (MDB), Demétrio Tafras (PSDB), Dilamar Sores (PDT), Evandro Coruja (PP), Fábio Ávila (Republicanos), Fernando Deadpool (DEM), Márcia Becker (MDB), Mario Peres (PSDB), Nadir Rocha (MDB), Paulo Silveira (PSB), Roberto Andrade (PP) e Thiago de Leon (PDT) assinaram seus ‘contratos’ com a população de Gravataí, para usar a linguagem do novo prefeito, que falou em “diálogo para a governabilidade”:

– A posse aqui na Câmara é, para mim, a mais importante, porque o Poder Legislativo é o ponto de equilíbrio entre o Poder Executivo e a sociedade. Somos todos diretores da Grande Empresa Gravataí, que tem a população como acionista principal. Trabalhemos para o povo – disse o 'CEO'.

 

Presidente aos 33

 

Minutos antes Alan Vieira, que chama Marco Alba de ‘padrinho’, tinha sido eleito para a Presidência da Câmara com 12 votos entre os 21 vereadores, como tratei ontem em Alan presidente da Câmara de Gravataí; Reviravolta pode prejudicar Marco Alba e Zaffa?.

Na chapa de Alan, foram eleitos o vice-presidente Roberto Andrade (PP); o primeiro-secretário Alex Peixe (PTB) e a segunda-secretária Márcia Becker (MDB).

Em seu discurso, o novo presidente habilmente evitou disputas entre governo e oposição.

– Comecei imaturo e, agora, no nono ano, chego à Presidência, no tempo certo e na hora certa para conduzir um parlamento independente e conforme o tamanho de Gravataí. Confio nesta legislatura. Debateremos com grandeza, e protagonismo, as pautas de interesse público – disse Alan Vieira, 33 anos, prometendo também “proteger o parlamento” que é “o mais econômico e eficaz do Rio Grande do Sul”.

 

: Presidente eleito, Alan Vieira presidiu a sessão que deu posse a Zaffa e Dr. Levi

 

Em outro artigo trato mais detalhadamente da sessão, cheia de ‘tititis’, recados políticos e Grandes Lances dos Piores Momentos, com a oposição bagunçada em votos e discurso, aparentemente ainda sob a síndrome Caim-Abel, que tratei em Bomba na eleição para Presidência da Câmara de Gravataí!; É MarxDonalds, Caim e Abel.

O vídeo completo você assiste clicando aqui e as fotos da posse de cada vereador estão aqui.

Ao fim, reputo animador Zaffa não confundir continuidade com comodismo. Listou feitos que garantiram popularidade a Marco Alba e uma Gravataí com cara de quarta economia gaúcha e entre as 100 maiores cidades do Brasil, mas concluiu alertando que “ainda há muita gente na fila esperando pelo governo”.

– Nunca vendemos promessas e sim realizações. Essa gestão já começa em um alto nível. O eleitor não quer retrocesso e nem aceita menos: acostumou com o que é bom e funciona – alertou.

A perspectiva é de ao menos manter a taxa de investimento de 12%, o que representaria os mesmo R$ 100 milhões de Marco Alba e sem R$ 450 milhões em contas para pagar.

Fato é que 2021 chega atropelando. Zaffa já tem seu primeiro grande teste de gestão: a vacinação contra a COVID.

– Estaremos preparados – garantiu.

:

Ah, e como não sou daqueles que permitem aos políticos apenas a presunção de culpa, e entendo que o tamanho da crítica também potencializa o elogio:

– Parabéns, Marco Alba! Fizeste um ótimo governo.

Como bem alertaste, a responsabilidade dos teus é imensurável.

 

LEIA TAMBÉM

EXCLUSIVO | O Secretariado de Zaffa, novo prefeito de Gravataí

10 desafios para o futuro prefeito de Gravataí

Segue o líder Marco Alba; O grande vencedor da eleição em Gravataí

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade