política

Patrícia Alba assume amanhã como a deputada de Gravataí; A ’bomba’ da estréia

Patrícia Alba, com Melo, na sessão desta terça na AL

Patrícia Bazotti Alba (MDB) assume nesta quarta, 14h, como deputada estadual. Sebastião Melo decidiu renunciar ao mandato de deputado estadual para “se dedicar à transição”. O ‘presente’ é de grego: o prefeito eleito de Porto Alegre deixa uma bomba armada sobre o teclado do notebook na bancada: a primeira-dama de Gravataí terá que clicar sim ou não para a manutenção do aumento de ICMS.

Antes, como se dá inesperada ascensão da advogada e presidente do MDB Mulher do Rio Grande do Sul, que era prevista apenas para janeiro, como tratei em Com vitória de Melo, Patrícia Alba é a deputada estadual de Gravataí:

1. Com a renúncia de Melo, o primeiro suplente do MDB, Carlos Búrigo, que hoje ocupa a vaga de Juvir Costella, secretário dos Transportes, vira titular.

2. Segunda suplente, Patrícia Alba, que a partir de janeiro ocupará a vaga de Fábio Branco, eleito prefeito de Rio Grande, assumirá a cadeira de Costella, já que Branco não pretende antecipar a saída.

Desde 2014, quando encerrou o mandato de Daniel Bordignon, Gravataí não tinha representação na Assembleia Legislativa. Marco Alba renunciou em 2012 para assumir a Prefeitura.

A ‘bomba’ armada para receber Patrícia é a votação do polêmico projeto de prorrogação das alíquotas majoradas de ICMS, previsto para o próximo dia 15, e do qual Sebastião Melo matreiramente se livra.

– Ainda não defini voto – disse ao SeguintePatrícia Alba, que já articulava com deputados na sessão desta tarde, ao lado do prefeito Marco Alba.

Inegável é que a estréia já se dá sob pressão. Se decidir pragmaticamente, sob a ‘ideologia dos números’, vota a favor, já que o governo Luiz Zaffalon perde R$ 20 milhões em Gravataí com o fim do aumento no ICMS em 2021. Já se decidir pela ideologia que confessa, a liberal, politicamente é sempre uma marca ruim se associar a aumento de impostos.

Ao fim, uma coisa certa, o sim, ou o não será ouvido pelo governador Eduardo Leite, como ela prometia em Patrícia Alba: ’O governador terá que ouvir Gravataí’.

Welcome to the jungle, Patrícia!

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade