política

Mulheres garis homenageadas em Gravataí é demagogia, ricas não, é isso?; Parabéns a Bombeiro e Deadpool

Bombeiro, vereador mais votado, indicou gari Claudete para Comenda Mulher Gravataiense

“Faltou criatividade, sobrou hipocrisia”, diz meme que circulou por zaps da política sobre os vereadores Bombeiro Batista (PSD) e Fernando Deadpool (DEM) terem escolhido para receber a Comenda Destaque Mulher Gravataiense duas garis, Claudete Amaral Caetano e Eolí Cruz. Não concordo com a crítica. Se é demagogia, é do bem e não fere ninguém; muito pelo contrário.

Reputo simbólico Bombeiro, o vereador mais votado de Gravataí, escolher Claudete, uma das primeiras moradoras da Nova Conquista e funcionária da Mecanicapina que há uma década limpa as ruas do Centro e, antes, da Avenida dos Estados.

Da mesma forma o vereador em primeiro mandato Deadpool escolher a Eloí, que há 20 anos trabalha, sol e chuva, calor ou frio, na limpeza urbana.

Por que não?

Se o pobre é homenageado – e observem, não por ricos, e sim por dois vereadores assalariados e moradores da periferia – é hipocrisia, mas, quando, por exemplo, alguma liderança empresarial ou de grande entidade, ou mesmo político de estimação, ganha homenagem, é motivo de aplausos e bajulações?

Acompanho a política de Gravataí desde 1996 e conheço bem essas homenagens. Já teve louros desde o financiador de campanha à personagem que funciona como porta de entrada na ‘elite’; de pastor a bandido, de bom político a suspeito de corrupção.

Já vi homenagens onde nem a família do(a) cujo(a) apareceu. Já ouvi homenageado reclamar dos puxa-sacos o tirarem de casa em noite de jogo; está nos anais do legislativo político que mandou carta abrindo mão de homenagem.

Mas uma coisa tenho certeza: a Claudete e a Eloí nunca esquecerão da homenagem.

Recomendo aos vereadores proponentes que garantam toda a estrutura necessária para que elas, e seus familiares e amigos, compareçam, sentindo-se confortáveis, à sessão solene da Câmara.

Já critiquei Bombeiro e Deadpool por ações como levar sanduiches para garis ou água na UPA, não pelo altruísmo, mas por ao postar o feito no Grande Tribunal das Redes Sociais desvirtuar a real função dos vereadores no imaginário popular.

Agora, homenagear duas garis considero bem usar a comenda, que é uma das maiores honrarias do legislativo municipal.

Como elogiei o então vereador Dimas Costa (PSD) por, em 2019, ter escolhido como seu homenageado pelo Dia do Trabalhador o gari Rui Correia, morador do Rincão da Madalena.

Ao fim, se o que moveu Bombeiro e Deadpool – e, lá atrás, o Dimas – foi o caça-cliques, a vergonha é deles, pessoal, e só eles sabem. Como sou daqueles que não permitem aos políticos apenas a presunção de inocência, dou parabéns a eles.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade