opinião

Gravataí perde com sapos na frigideira; governo e oposição

Bolsonaro com Onyx e Terra

Sérgio Sampaio, ex-candidato a prefeito de Gravataí, fez uma provocação em post em seu perfil no Facebook:

– Alguém vai dizer que Onyx caiu para cima?

Entendi que se referia ao artigo O que caiu para cima no British Club; Evandro explica, que publiquei em julho do ano passado no Seguinte:, quando Onyx Lorenzoni (DEM) foi lançado como sapo da frigideira de Jair Bolsonaro.

Agora Onyx resta tostado, e sem saltar, se submete a perder a toda poderosa Casa Civil (para um militar!) e assumir um ministério de segundo escalão, o da Cidadania, o que teve como consequência a queda de outro gaúcho, Osmar Terra (MDB).

Ambos negam que suspeitas de corrupção, ou uso políticos dos ministérios, tenham animado o ‘mito’ a se alinhar ao xerife Sérgio Moro e aumentar as chamas sobre os políticos e CCs.

O que isso tem a ver com Gravataí?

Gravataí perde em força política junto ao Palácio do Planalto.

Onyx e Terra eram dois interlocutores de Gravataí – de governo e oposição.

Explico.

Do governo, porque Terra fez a dobradinha principal com Patrícia Alba, esposa do prefeito Marco Alba. Foi eleito federal e a primeira-dama ficou na suplência da Assembleia Legislativa. Era caminho do prefeito em Brasília e um dos principais aliados no Rio Grande do Sul.

Os dois negarão, mas a combinação entre eles é um, ou outro, disputar a indicação no MDB como candidato a governador em 2022.

De governo, mas também de oposição, porque Onyx tinha a distância de um WhatsApp de Evandro Soares, vereador que, entre os políticos, é seu ‘cara’ na região metropolitana, depois do filho deputado estadual Rodrigo Lorenzoni.

E Evandro ajuda o amigo Marco Alba nos contatos com Brasília, tem cargos na Prefeitura, vota sempre com o governo, e certamente será um ‘sim’ no painel da Câmara na ‘pauta-bomba’ da reforma da previdência municipal, mas será o vice do oposicionista Dimas Costa (PSD) na disputa pela Prefeitura, como tratei em artigos como Evandro não vai mais nas reuniões com base; inclua Marco Alba fora dessaEvandro tem fidelidade de Onyx; o MarxDonalds Gravataí e Dimas a prefeito, Evandro a vice; é MarxDonald´s 2020.

Ao fim, respondendo ao Sampaio, que neste momento deve estar tomando uma gelada no Parque Florido e comemorando a vitória no GreNal, mesmo que na política a verdadeira-verdade só apareça em extrema necessidade, não acredito que alguém dirá que Onyx (e muito menos Terra) 'caiu para cima'.

Ao menos na relação com o ‘mito’, está mais para sapo na frigideira do British Club.

Após a fervura.

Como na crônica do Paulo Coelho, "inchado e feliz".

Ao menos ao vivo.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade