política

EXCLUSIVO | O Secretariado de Zaffa, novo prefeito de Gravataí

Luiz Zaffalon, já diplomado prefeito, toma posse a partir das 15 de hoje

O Seguinte: apurou com exclusividade os nomes do Secretariado de Luiz Zaffalon. Nenhum dos 21 vereadores eleitos integra o primeiro escalão do prefeito que toma posse às 15h desta sexta em cerimônia restrita como detalho em Prefeito e vereadores de Gravataí serão empossados em sessão solene na Câmara. A transmissão de cargo, também fechada ao público, será às 17h, ao vivo pelo Facebook da Prefeitura.

Em Vazou do secretariado de Zaffa em Gravataí; Papai Noel da Política veio para… e O homem que vai lidar com bilhões no governo Zaffa; Não é de paraquedas já tinha antecipado os nomes de Davi Severgnini (sem partido) na Fazenda; Régis Fonseca (sem partido) na saúde; Sônia Oliveira (MDB) na Educação; Paulão Martins (MDB) na Obras e Mariléia Bastiani (MDB) na Chefia de Gabinete do Prefeito.

A única novidade era Mariléia.

Os outros nomes que também permanecem em funções que ocuparam no governo Marco Alba são Adão Castro (sem partido), na Mobilidade; Claudio Santos (PTB), no Desenvolvimento Urbano; Paulo Garcia (MDB), nos Serviços Urbanos; Luciane Ferreira (MDB), na Habitação; Luis Stumpf (PSB) na Assistência Social; coronel Flávio Lopes (sem partido), na Segurança; Janaína Balkey (MDB) no Instituto de Previdência (IPG) e Denner Gelinger (PSDB) na Agricultura.

As novidades no secretariado são os vereadores não reeleitos Airton Leal (MDB) na Governança e Neri Facin (PSDB) no Instituto de Saúde dos Servidores de Gravataí, o ISSEG. A procuradora concursada Samanta Soares (sem partido) assume a Procuradoria-Geral do Município; o professor de Educação Física Leandro Ferreira (PSDB) a Cultura, Esporte e Lazer; o professor Jair Nogueira (PSB) na Fundação de Meio Ambiente (FMMA); o administrador e ex-gestor do Walmart João Maria (PP), o Desenvolvimento Econômico e Turismo; a idealizadora da Associação das Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação do Vale do Gravataí, a AGTI, Selma Fraga (Republicanos), a Inovação, Ciência e Tecnologia e o administrador Mauro Bossle (sem partido), a Modernização Administrativa.

Bossle, ex-colega de Zaffa na CRT e com experiência nas áreas de Compras e Gestão de Pessoas, é o ‘estrangeiro’ que chega como indicação de confiança do novo prefeito.

Denner não entra no espaço do PSDB e sim na cota pessoal de Zaffa. Admirado pelo novo prefeito, o advogado também foi premiado pelo desprendimento de ter aberto mão de ser o candidato a vice para atrair Dr. Levi (Republicanos).

Selma, que com Marco Alba presidente em 91 começou a modernização tecnológica da Câmara e depois com ele prefeito participou da instalação do sistema de Tecnologia da Informação da Prefeitura, comandará a única secretaria a ser criada, a Inovação, Ciência e Tecnologia.

Na formação do secretariado o único estresse teria acontecido com o vereador Carlos Fonseca, que queria ocupar a FMMA, permitindo o suplente Eder Keké assumir. Só que Zaffa não queria vereadores eleitos no secretariado. A indicação da presidência da fundação foi para votação no PSB e Carlos perdeu para o colega vereador Paulo Silveira, que escolheu para o cargo seu assessor, o professor Jair, além de já ter outro político próximo, Stumpf, indicado para o secretariado.

Descontente, Fonseca saiu de grupo de WhatsApp com governistas, como contei ontem em Bomba na eleição para Presidência da Câmara de Gravataí!; É MarxDonalds, Caim e Abel.

Ainda reputo como a grande perda do governo Zaffa a saída de Jean Torman, que quer se dedicar à advocacia privada. Não por Régis, que assume com experiência na função que já ocupou no governo Acimar da Silva e em Glorinha, mas pela gestão exemplar da pandemia como secretário da Saúde, como já tratei em Jean não fica na Saúde de Gravataí; quem é o primeiro secretário de Zaffa.

Ao fim, é um secretariado de continuidade, e por isso as poucas novidades. O que me parece natural, tal a popularidade do governo Marco Alba e a aprovação do projeto nas urnas com a vitória de Zaffa com mais votos que a soma dos adversários, o que já detalhei em artigos como Zaffa é o prefeito eleito de Gravataí; como ficou Câmara e Segue o líder Marco Alba; O grande vencedor da eleição em Gravataí.

Zaffa, com o apoio do ‘pelé da política’, faz uma aposta lógica na experiência que deu certo no enfrentamento de crise após crise. Parafraseando 1933 Não Foi um Ano Bom, de Fante, 2020 foi um ano ruim para o mundo, e 2021 não será um ano fácil, devido ao contágio sanitário e econômico da COVID-19.

Benvenuto, Zaffalon!

 

LEIA TAMBÉM

10 desafios para o futuro prefeito de Gravataí

O pedido que o prefeito eleito Zaffa fez para chefão do Hospital de Gravataí

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade