crise do coronavírus

Aulas suspensas em Cachoeirinha; O grande acerto de Miki

Miki postou vídeo suspendendo aulas, lamentando a necessidade do lockdown e pedindo colaboração da comunidade

O prefeito Miki Breier anunciou em live na tarde deste domingo a suspensão por uma semana da volta às aulas presenciais na rede pública municipal de Cachoeirinha, que tinha autorização do governador Eduardo Leite para funcionar no ensino infantil e nos primeiro e segundo anos do ensino fundamental.

As escolas particulares, nas mesmas séries, seguem com permissão para funcionar. As famílias tem a opção de optar entre o ensino presencial ou remoto.

Em Gravataí, o prefeito Luiz Zaffalon tinha suspendido o retorno presencial, também apenas nas escolas públicas, na sexta-feira.

Acerta o prefeito.

Além de já terem sido confirmados casos de professores infectados em menos de uma semana de aulas presenciais, o que fez o sindicato dos municipários recorrer à justiça e ameaçar com greve, as notícias deste domingo mostram que passa de 100% pela primeira vez desde o início da pandemia a ocupação de UTIs em Porto Alegre, que é para onde vão a maioria dos pacientes em estado grave ou que necessitam de tratamento especializado na região.

Tinha criticado Miki neste sábado em Superlotação e explosão de 400 por cento nas internações: Zaffa faz o que pode, Miki erra; ‘A onda está estourando em nossas cabeças’.

Reproduzo o que escrevi e, abaixo, sigo:

“…

Zaffa faz tudo que pode. Miki também, ambos abrindo leitos e mantendo os hospitais de campanha abertos, custeados com recursos próprios na ordem de R$ 1 milhão mensal, e em 2021 sem socorro do governo federal, como tratei nos artigos Gravataí abre leitos na explosão da COVID; Zaffa e Miki ’botam os deles na reta’ e Furou a bolha da COVID: Orçamento da Saúde termina em setembro; 2021 não será um ano bom.

Reputo erra o prefeito de Cachoeirinha somente ao autorizar a volta às aulas presenciais para crianças. Não entendo a lógica da suspensão com 400% de internações a menos e a reabertura agora ao som de ambulâncias circulando por todo estado com gente aguardando na fila por hospitalização e morrendo.

Restou ao sindicato procurar a justiça e apelar para uma inevitável greve.

Engana-se quem acha que as escolas estão vazias.

Antes da bandeira preta, pelo menos metade dos alunos voltaram às aulas em Gravataí e Cachoeirinha. Nas escolas particulares também. Amigo tem filho no Dom Feliciano, colégio mais tradicional de Gravataí, e sua criança é a única da sala em ensino remoto.

Nas duas cidades são potencialmente 100 mil pessoas entre professores, alunos, comunidade escolar e familiares que moram na mesma casa.

É triste ver comércios fechados. Mas não há alternativa além de diminuir a circulação de pessoas para reduzir a velocidade do contágio. A prova de que o lockdown dá certo é que só chegamos ao ponto de hoje após regras terem sido flexibilizadas para Eleições, Natal, Ano Novo, Carnaval e praias.

E pode piorar, como reportei em Colapso e lockdown em Gravataí e Cachoeirinha: o apelo dos prefeitos; ’O desastre e o caos podem aumentar’.

– Precisamos sobreviver a este fim de semana – desabafa Antônio Weston, superintendente do Hospital Dom João Becker/Santa Casa.

É entre este sábado e domingo o pico do ‘Efeito Carnaval’.

Assustador, mas nesta sexta uma paciente de 38 anos, sem comorbidades, perdeu a vida em Gravataí. E há dois adolescentes intubados em estado grave em Cachoeirinha.

Ao fim o competentíssimo e querido Dr. Alessandro disse na live que estamos à beira do precipício. Acrescento: já estamos lá embaixo, olhando para cima.

…”

 

Concluo.

Miki se comporta como reputo deva um prefeito se comportar em meio a uma imprevisível pandemia que ensina uma realidade diferente a cada dia para cientistas e leigos. Mediu a imparável explosão do vírus nas últimas 24h e tomou uma decisão.

Entendo que Miki queria garantir a possibilidade de famílias mais vulneráveis, que precisam trabalhar, ter onde deixar suas crianças, além de preocupar com o déficit de alfabetização nos alunos das séries iniciais. Mas a lógica da bandeira preta acinzentada, do lockdown à gaudéria, é diminuir EMERGENCIALMENTE a circulação de pessoas nas ruas.

Parabéns, Miki, pela humildade de rever sua posição e ouvir o grito da ‘ideologia dos números’, que neste domingo mostram que a Grande Porto Alegre pode se tornar uma Manaus.

Há políticos soberbos que não se permitem amar antes a comunidade do que a si próprios.

“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria” (São Tomás de Aquino).

 

Assista live de Miki neste domingo

 

LEIA TAMBÉM

Contágio e mortes explodem em Gravataí; E o ’Carnaval da COVID’

O preocupante dia seguinte à COVID; Em Gravataí são 10 mil potencialmente sequelados

Sem doses, Gravataí e Cachoeirinha vão demorar mais de um ano para vacinar; Hoje é 56 de dezembro de 2020

Os 50 covidiotas de Gravataí que não quiseram a vacina; Quem usa o SUS merece os nomes

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade