negócios

A Toyota olha para Gravataí

Processo é feito em uma planta em Gravataí | Foto GUILHERME PACHECO | GWA | Divulgação

A semana começa com uma boa notícia para Gravataí. Empresa do RS ganha apoio da Toyota para reciclar 100 mil carros: A meta da parceria é conseguir reaproveitar 95% do veículo é o artigo publicado nesta segunda por GZH, reportando a parceria entre a Toyota e uma empresa de Gravataí, a GWA, que fica na Estrada do Gravatá.

Siga o que conta a jornalista Giane Guerra.

“…

Gigante japonesa do setor automotivo, a Toyota fechou parceria com uma empresa gaúcha para reciclagem de veículos. O apoio será dado à Green Way for Automotive (GWA), de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. O sócio da startup Wladi Souza trabalha com a meta de dar um destino correto para partes de 100 mil carros durante a próxima década.

À coluna, Souza explicou que a GWA comprará veículos de locais como unidades do Detran e seguradoras, onde eles são abandonados pelos proprietários, além de protótipos usados em pesquisas. A Toyota dará suporte ao processo, compartilhando conhecimento, tecnologia e contatos para comercialização das peças, além de oferecer subsídios.

– Nós fazemos a descontaminação do veículo, tirando óleos e gases, o que é essencial para o uso posterior das peças. No caso de uma siderúrgica, por exemplo, isso evita explosões. Depois, separamos as partes recicláveis para que possam ser reaproveitadas por indústrias dos mais diversos segmentos – explica o empresário. 

Desde 2017, diversas pesquisas foram realizadas pela equipe da Toyota para identificar empresas com potencial para o projeto. Foram visitadas 13 operações em quatro Estados, e a GWA cumpriu com os requisitos necessários. O projeto integra o Desafio Ambiental Global 2050 na América Latina e foi o primeiro reconhecido pela matriz da Toyota na região.  

– Passamos por processos de auditorias, acordos técnicos, fornecimento de guias de desmontagem veicular e informações técnicas para aprimorar a operação – afirma Viviane Mansi, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para a América Latina e Caribe.

Aço, alumínio e cobre estão entre os materiais citados pela GWA como de melhor aproveitamento. Segundo Souza, cerca de 65% de um veículo é reciclado atualmente. A ideia é elevar esse número para 95%. O trabalho está, agora, em criar uma tecnologia que permita que esse processo de reciclagem e desmontagem ocorra de forma automatizada. O primeiro protótipo da máquina foi desenvolvido ao longo de um ano, iniciando os primeiros testes em 2021.

– Vemos hoje no mercado 4 milhões de veículos que podem ser reciclados – acrescenta o sócio da GWA.  

…”

 

LEIA TAMBÉM

500 empregos em Gravataí: Prefeitura libera em 24 horas alvará para Magalu

Como disputar 500 empregos: Sai Mercado Livre, entra Magazine Luiza em Gravataí; Zaffa libera alvará para negócio na 118

Elevato vai investir 13 milhões em Gravataí; São 70 empregos. Saiba como trabalhar na empresa

Lojas Paludo investe 10 milhões e contrata só gravataienses. Saiba como trabalhar na empresa

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade