crise do coronavírus

A ’COVID de Natal’ chegou a Gravataí

UTI Covid | Foto ROVENA ROSA | Agência Brasil

A ‘COVID de Natal’ chegou a Gravataí. A média de casos, que em dezembro era de 1 caso a cada 3 horas já atinge 1,19 caso a cada hora nos primeiros quatro dias de 2021. A taxa de mortes, que era de 1 a cada 2 dias está em 0,75/dia.

A bandeira segue vermelha, de alto risco de contágio, no mapa preliminar da 35ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta segunda, na qual o Rio Grande do Sul volta a apresentar uma região em bandeira preta, Bagé.

As UTIs de Gravataí seguem lotadas, como tratei pela última vez em COVID: 9999 infectados antes do Ano Novo e UTIs lotadas como festa de Neymar em Gravataí.

Tanto no dia 31 quanto hoje, 17 das 19 UTIs estão ocupadas no Hospital de Campanha e do Dom João Becker. Dos 22 leitos de recuperação, 15 estavam ocupados e nesta segunda são 13. Aumentou a ocupação de respiradores. Dos 25, 17 estavam em uso no fim do ano e neste dia 4 são 19.

Nas UTIs eleitos não-covid, segue a tragédia de antes mesmo da pandemia: as 9 unidades de tratamento intensivo do HDBJ estão ocupadas como sempre e, se dia 31 havia 39 pacientes para 14 leitos de observação, nesta segunda são 40, o que significa pessoas em macas, cadeiras de rodas, sentados no chão ou escorados na parede.

No geral da Região 10, à qual o município pertence, houve melhora: a ocupação de 82,8% do último dia de 2020 caiu para 79,4%.

Os indicadores ainda não contabilizam o que nos trarão aqueles que foram buscar o vírus por aí.

Ao fim, seguimos na mesma de 2020, sem data para vacina e com a alienação esperando o ônibus há duas horas, andando de uber, jipe renegade ou viajando de jatinho.

 

LEIA TAMBÉM

Como ficaria Gravataí com bandeira preta após Natal e Ano Novo; 10 mil casos antes de 2021 e a culpa dos políticos e dos covidiotas da mesa ao lado

10 desafios para o futuro prefeito de Gravataí

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade