saúde

Unidades de saúde modelo vão substituir casas alugadas nas USF Itatiaia e Granville em Gravataí

Zaffa assinou ordem de início das USFs, com previsão de entrega de 12 meses

A Prefeitura de Gravataí assinou, nesta sexta-feira, o contrato para a construção das unidades de saúde da família (USFs) Itatiaia e Granville. A iniciativa faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa da secretaria que cuida da atenção primária à saúde. A previsão de entrega de ambas as unidades é de 12 meses.

– É um novo status para esses bairros. As comunidades terão, de fato, um posto à altura da necessidade que elas possuem. As obras bancadas pelo município têm início, meio e fim – destacou o prefeito Luiz Zaffalon.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a construção de duas novas unidades – no lugar das atuais casas locadas – representa um grande avanço, não só para a população dos bairros, mas, também, às equipes que atendem nos locais:

– Esse é o grande objetivo: oferecer uma estrutura de qualidade e acessibilidade aos que mais precisam. É muito satisfatório e representa muito para a comunidade. Que sejam as duas primeiras de muitas que estão por vir.

O coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht, reforçou que esse era um pedido antigo da comunidade.

– Era uma grande necessidade, visto que as unidades não tinham a acessibilidade adequada às pessoas – disse, lembrando que cerca de 80% da demanda de atendimentos concentra-se na Atenção Primária, principal porta de entrada aos serviços de saúde por parte dos usuários. 

– Aquilo que prometemos na campanha está sendo cumprido. São nesses locais que as pessoas são atendidas no dia a dia. Com essa qualificação no atendimento, podemos fazer as ações mais perto dos bairros dessas comunidades – apontou o vice-prefeito Dr. Levi Melo, que recordou que Gravataí investe 23% do orçamento municipal em saúde, acima dos 15% previstos em lei.

 

Qualifica Atenção Primária

 

Por meio do Programa Qualifica Atenção Primária, a SMS oferece atendimento estrategicamente localizado mais próximo à população. Assim, busca maior interação com as comunidades dos bairros gravataienses, atendidas por nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 20 Unidades de Saúde da Família (USFs).

Por meio do programa, três unidades contam com horário estendido de atendimento, até as 22 horas: Barro Vermelho, Morada do Vale I e São Judas Tadeu. Além disso, outras cinco unidades, também, têm horário ampliado, com atendimentos das 7h às 19h: Parque dos Anjos, Parque dos Eucaliptos, Neópolis, Barro Vermelho e São Vicente.

Ao todo, dez unidades serão construídas até 2024. Iniciativa que, também, faz parte do Qualifica Atenção Primária. 

Também estiveram presentes na assinatura do contrato secretários municipais e servidores da SMS.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade