saúde

Prefeitura inicia tratativas para implantação de programa de residência médica em Gravataí

Reunião inicial para a oferta do serviço ocorreu na semana passada

A Prefeitura de Gravataí iniciou tratativas com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) para viabilizar programas de residência médica no município. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) os serviços irão beneficiar toda a comunidade da Atenção Básica. 

– Já contamos com mais 200 estagiários realizando atividades curriculares na nossa rede de saúde, o que nos torna um verdadeiro polo de extensão no ensino. Viabilizar a atuação de residentes médicos nas unidades de saúde vem ao encontro desta realidade, podendo proporcionar ainda mais benefícios no atendimento da nossa população – destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

– A SMS está sempre buscando alternativas para potencializar o atendimento médico na rede de saúde municipal, por meio da adoção de todas as medidas possíveis destinadas à ampliação dos serviços, principalmente em relação à mão de obra médica – acrescentou.

Conforme o vice-prefeito Dr. Levi Melo, a residência médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sendo caracterizada por treinamento em serviços sob a orientação de profissionais médicos de alta qualificação ética e profissional.

– A saúde de Gravataí segue sendo a prioridade. É importante que tenhamos essa iniciativa na nossa rede de saúde, que faz um essencial atendimento do SUS na nossa cidade. Com isso, mais profissionais de saúde estarão à disposição dos gravataienses – disse. 

Existem no município, atualmente, programas com profissionais do último curso de Medicina que atendem diversas especialidades e fazem parte das equipes das unidades de saúde. Entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), o município conta com 29 unidades, que atuam diretamente nos bairros, resolvendo grande parte dos problemas de saúde da comunidade.

Também estiveram presentes na reunião, a representante da Unisinos, Ana Karina da Cunha Fredel, o assessor jurídico da SMS, Edegar Reisdorfer, a representante da Atenção Básica, Camila Cioccari, e os agentes administrativos da SMS Giovana Ferreira e Leandro Borba.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade