educação

Prefeitura de Gravataí intensifica medidas para diminuir evasão escolar

Entre as ações, está o fortalecimento do sistema de Busca Ativa da rede municipal

A secretária municipal da Educação, Magda Ely, participou do processo de formação sobre a Rede de Apoio à Escola (RAE) e sobre a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai). O encontro teve como objetivo enfatizar a importância de implementar esses processos em todas as escolas municipais, como forma de prevenir a infrequência de alunos, o que aumentou consideravelmente em virtude da pandemia e do ensino remoto. 

As reuniões, conduzidas pelo setor de Programas e Projetos da Smed, foram realizadas no Centro Administrativo Leste, no Parque dos Anjos, entre os dias 11 e 12 de abril. Durante as atividades, estiveram presentes orientadores educacionais de todas as escolas municipais. Além dos planos de prevenção à infrequência e evasão escolar, também foi fortalecido o sistema de Busca Ativa da rede municipal.

De acordo com a secretária Magda, o governo municipal está constantemente buscando soluções para proporcionar um aprendizado mais qualificado para os gravataienses, bem como garantir o direito ao acesso e permanência de crianças e adolescentes na rede escolar.

– Com estes processos, estamos dando um passo importante na diminuição da evasão escolar, reintegrando alunos em situação de evasão para dentro das escolas, o que é fundamental para a formação e preparação do cidadão para a sociedade – destacou.

Conforme a Smed, há um fluxo a ser seguido durante a busca dos estudantes na rotina escolar. Primeiramente, todas as estratégias serão implementadas dentro das escolas. Caso as ações não tenham êxito, a situação do aluno passará para a RAE da Smed, que em parceria com o Grupo de Trabalho Intersetorial intensificará esta busca. 

Se mesmo com estas ações o aluno não retomar para a escola, a instituição deverá preencher a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai) e repassará a situação para o Conselho Tutelar, que dará seguimento no processo de busca estudante. Durante estas etapas, se o aluno retomar para a instituição de ensino, serão ofertadas, por meio do reforço escolar, alternativas para a recuperação do aprendizado da criança ou do adolescente.

O Grupo de Trabalho Intersetorial, também conhecido como RAE Mãe, é composto por representantes das secretarias municipais da Educação (Smed), da Saúde (SMS), da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), Conselhos Tutelares Leste e Oeste, Conselho Municipal de Educação de Gravataí (Cmeg) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade