A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), informa que abrirá processo de contratação de voluntários para o programa de alfabetização Tempo de Aprender. As inscrições, que se iniciam no dia 28 de março, estarão abertas até o dia 11 de abril e serão realizadas mediante a entrega da ficha de inscrição nas escolas presentes no documento.
A seleção destina-se ao preenchimento de vagas e/ou cadastro reserva para assistentes de alfabetização voluntários, sem vínculo empregatício com a Prefeitura ou Smed, a serem distribuídas nas escolas públicas, em um total de 39 escolas contempladas com o programa.
Para participar, o interessado deverá ter mais de 18 anos, formação no ensino médio, possuir curso e/ou habilidade na atividade de apoio à docência e realizar o curso online (gratuito) de Práticas de Alfabetização, oferecido na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação.
O assistente de alfabetização receberá, a título de ressarcimento, R$ 150 por mês para cada 5 horas em cada turma (escolas não vulneráveis), podendo atender até quatro turmas por turno. Os atendimentos de cada assistente, em qualquer combinação, não podem, somados, ultrapassar 40 horas semanais.
O programa, instituído pelo Governo Federal em fevereiro de 2020, ficou paralisado por dois anos devido à pandemia, e está sendo realizado pela primeira vez este ano. Entre as tarefas competentes aos selecionados está a de dar apoio aos alunos com dificuldade e auxílio ao trabalho pedagógico e, também, participar, de forma integral, da formação, do planejamento e da execução das atividades do programa.