bem-estar animal

Fim das carroças: Gravataí atinge a marca de cem veículos cadastrados

Última ação da Lei Tubiana foi destinada, exclusivamente, a moradores das Moradas I, II e III

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), emplacou o centésimo veículo de tração animal (VTA). Júlio Cesar, condutor do veículo de número cem, trabalha com reciclagem e alegou que, no futuro, planeja adquirir um caminhão para continuar os serviços sem a necessidade de usar o animal como meio de locomoção. 

O cadastramento ocorreu durante a ação ocorrida na Avenida Afonso Arinos, na Morada do Vale II, destinada, exclusivamente, para moradores das Moradas I, II e III. Os condutores que não residem nestas localidades deverão aguardar até que o serviço chegue às suas regiões. Todas as informações sobre as próximas ações serão divulgadas, previamente, nas redes sociais da prefeitura. 

O processo de cadastramento de veículos e condutores faz parte da Lei Municipal Nº 4391/2021, apelidada de Lei Tubiana, proposta pela vereadora Márcia Becker em agosto do ano passado. A lei prevê, além da proibição de circulação de VTAs na zona urbana, a disponibilização de alternativas de sustento e capacitação para os usuários deste tipo de transporte. 

O titular da Sema, Paulo Moreira, ressaltou que é fundamental que os condutores participem destas etapas de cadastramento, pois, somente desta forma, será possível que o governo municipal identifique as particularidades e demandas de cada usuário.

– Estamos dispostos a ouvir as solicitações de cada condutor. Somente assim, conseguiremos estabelecer alternativas para o reingresso no mercado de trabalho para estes profissionais. 

Diversos órgãos públicos municipais participam do processo de execução da lei. Entre os atuantes, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), estão as secretarias municipais da Agricultura e Abastecimento (SMAA), de Mobilidade Urbana (Semurb), para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), da Saúde (SMS), da Educação (Smed) e da Família, Cidadania e Assistência Social (Smfcas) e Procuradoria-Geral do Município (PGM).

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade