mobilidade

Até abril Gravataí terá 239 novos horários da Sogil

Comitê do Procoletivo apresentou, em primeira reunião, aumento de quase 20 por cento no número de passageiros

O Comitê do Programa Municipal de Reestruturação e Qualificação do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Procoletivo), composto por representantes de diversos segmentos da sociedade, avaliou os resultados da iniciativa da Prefeitura de Gravataí.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio, apresentou os relatórios do programa entre janeiro e fevereiro de 2022. 

Entre as principais apurações, destaca-se a redução da tarifa de ônibus para o valor mais baixo da Região Metropolitana, de R$ 4,80 para R$ 3,75, o que contribuiu para o aumento de 19,68% no número de passageiros pagantes. Junto com isso, até o final de abril, o transporte público contará com o incremento de 239 novos horários, passando de 300 para 539, o que representa o aumento de 79% em relação a 2021. 

Trazendo mais benefícios para a sociedade, ainda neste mês, com data prevista para o dia 28, ocorrerá o desmembramento das linhas sul. Com isso, os bairros Cohab, Parque Olinda e Vila Rica passarão a ser atendidos de forma independente. 

Além de beneficiar os usuários, o programa também está impulsionando a economia de Gravataí, desonerando a folha de pagamento de empresas e gerando novos postos de trabalho. Até o momento, 48 novos colaboradores, como motoristas e profissionais da logística e manutenção, foram contratados para atuar no sistema.

O Comitê do Procoletivo atuará permanentemente na avaliação e acompanhamento do programa. Entre as atribuições, está a promoção da participação social e da transparência nos serviços ligados ao transporte público urbano.  

De acordo com a chefe de gabinete e membro do comitê Mari Léia Bastiani, o grupo está, constantemente, monitorando os indicadores e propondo melhorias para o programa:

– Sabemos da importância do Procoletivo para a sociedade. Por isso, em cada reunião, seguiremos avaliando, monitorando os resultados e sugerindo melhorias.

Também estiveram presentes, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Roger Corrêa, o secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão de Cadastro, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista – Sindilojas Gravataí, José Rosa, o representante da Sogil, Joaquim Cavalheiro, o presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (CMTTU), Tiago da Cunha, o representante da OAB, Thiago Afonso Garcia, o representante do Observatório Social, Marco Diniz, e os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos e Similares de Gravataí, Vilarci Gomes Peixoto e Vilmar de Ramos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade