cultura

6ª edição do Prêmio Dana de Artes Visuais contempla artistas locais e de fora de Gravataí

Venise Borges, moradora do bairro Itacolomi, foi a primeira colocada e irá expor fotografias da zona rural de Gravataí

Após dois anos de interrupção, devido a pandemia, o Premio Dana de Artes Visuais está de volta. Em cerimônia no Quiosque da Cultura, nesta quarta-feira, o público presente pôde conhecer os seis artistas premiados na 6ª edição do projeto artístico, sendo quatro do município e dois de fora de Gravataí. 

Presente na cerimônia, o vice-prefeito Dr. Levi Melo elogiou a importante parceria da empresa Dana Incorporated com o governo municipal na busca de promover um incentivo tão significativo quanto este.

– É um momento único, que só é possível, a partir da sensibilidade de uma empresa que se preocupa com essa classe de trabalhadores. Que a Dana sirva de inspiração para outras instituições acreditarem no trabalho dos artistas.

Entre julho e dezembro, as amostras premiadas de desenho, fotografia, arte digital, cerâmica, pintura, entre outros, estarão abertas ao público no espaço do Quiosque da Cultura. Com o troféu de primeiro lugar em mãos, Venise Borges, moradora do bairro Itacolomi, falou sobre a importância da premiação.

– É muito gratificante ver que a cidade ainda incentiva a cultura. Que, ainda, há espaços para as mostras dos nossos trabalhos – disse.

A artista contou ainda que, na sua exposição, o público encontrará fotografias da zona rural do município.

– É tão perto, mas, ao mesmo tempo, muitas pessoas não conhecem pontos importantes de Gravataí como o Morro Itacolomi – lembrou.

Consolidado, as cinco edições anteriores que ocorreram, entre 2015 e 2019, já divulgaram e premiaram 34 exposições do segmento e, este ano, além das duas categorias já existentes, a premiação ainda contará com uma extra: o Prêmio Aquisição, que contemplará o candidato que obtiver maior número de visitantes em sua mostra, registrados no livro de presenças do Quiosque da Cultura.

O prêmio será de 2 mil reais, destinado à produção de obras na área técnica artística em comemoração ao tema 75 anos de Dana no Brasil.

– É muito bom ver o movimento artístico sendo fortalecido por uma empresa que é parceira de Gravataí. Não somente nesta área, mas, em tantas outras – disse o secretário da SMCEL, Leandro Ferreira.

Estiveram no evento, também, a diretora de Cultura, Simone Lourenci, representando a Dana, a coordenadora de Recursos Humanos, Cristini Oliveira, e o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Valdemar Max.

 

OS DEMAIS PREMIADOS

: Artistas locais:

1º Lugar: Venise Vieira Borges

2º Lugar: Tito Flores da Silva

3º Lugar: Matheus Fernandes Dias

4º Lugar: Jhonatan Luiz de Souza Gomes

 

Artistas de fora do município:

 1º Lugar: Lia Regina Gomes Braga

2º Lugar: Daiana Sherepel

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade