Nos bancos da escola

CANOAS | Volta às aulas: o que ainda falta para que o ensino seja 100 por cento presencial

Com retorno híbrido, apenas 25% das famílias deram autorização para as crianças voltarem às salas de aula em Canoas. Foto: Arquivo Seguinte

Adesão de famílias ao presencial aumentou, mas risco da variante Delta e medidas de distanciamento ainda impedem volta à normalidade

Segunda-feira, 2. As escolas de Canoas reabrem depois de um recesso recheado de frio e até neve na Serra. Desta vez, a volta às aulas teve mais alunos no regime presencial do que em junho, quando o funcionamento das escolas em formato híbrido foi autorizado pelo governo. Ainda assim, apenas 9,3 mil estudantes – um em cada quatro matriculados – optou pelo convívio cotidiano com a sala de aula.

Senão agora, com o avanço da vacinação e todos os professores com as duas doses no braço, quando o ensino 100% presencial pode voltar em Canoas?

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Trintou: amanhã, vacina chega aos 31 e, quinta, aos 30; segunda dose só na sexta

CANOAS | Com menos de 20 por cento das UTIs ocupadas, internações por Covid agora serão só no HU

 

De acordo com a secretária de Educação do município, Sônia Rosa, é cedo para dar uma data. "Tanto o Conselho Nacional de Educação quanto o Conselho Municipal de Educação autorizaram ao ensino híbrido e o remoto até o final do ano", conta. Ainda há um decreto do Governo do Estado estabelecendo um distanciamento mínimo dentro das salas de aula, o que reduz consideravelmente a capacidade de atendimento integral das turmas. "Enquanto essa for a regra, não dá para falar em volta somente do ensino presencial", confirma.

Canoas também deve avaliar, antes de tomar a decisão, questões locais como índice de contágio e o avanço das medidas de contenção à pandemia. Se por um lado é certo que o ensino presencial favorece os primeiros anos de aprendizagem, por outro o ensino remoto deixa importantes legados que devem ser preservados. "Tecnologia e Educação vieram para ficar. O ensino híbrido é um assunto sem volta. Não será como foi nesse tempo de pandemia, mas vai continuar com novos formatos, novos modelos", adianta a secretária.

Sônia acredtia que a pandemia também trouxe uma proximidade maior dos pais com o aprendizado dos filhos. "A participação da família é fundamental na formação dos filhos. O esino remoto precisou bastante desse acompanhamento", comenta a secretária.

Pelo menos até que o Estado mude a regra sobre o distanciamento em sala de aula, Canoas seguirá oferecendo a opção de ensino presencial e híbrido nas escolas públicas. Não há indicação do governador Eduardo Leite, no entanto, sobre o assunto. Em live há duas semanas, ele disse que pretende vacinar todos os gaúchos com mais de 18 anos com pelo menos com a primeira dose contra a Covid-19 até o início de setembro, o que pode indicar um prazo para mudança nas regras do distanciamento.

Até lá, cadernos em casa.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade