Começou a semana

CANOAS | Resumão: Julgamento de JJ; Busato e Onyx; semana de frio e a Covid que cresce: o que foi e o que será notícia por aqui

Quem perdeu, confere agora: o que será do julgamento do recurso de JJ, as chances de Busato estar com Onyx na eleição e a chegada do frio no momento em que os casos de Covid aumentam

1. Julgamento do recurso de JJ encerra na quarta, 18

Segue aberto para voto online no plenário virtual da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado o recurso de Jairo Jorge que pede o retorno dele à Prefeitura de Canoas. O julgamento começou na quinta-feira, 12, com o voto do relator do caso, o desembargador Newton Brasil Leão, que também preside a 4ª Câmara – órgão que tem entre suas atribuições o julgamento de casos criminais envolvendo prefeitos. 

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | O caminho do recurso de JJ para voltar à prefeitura: as chances, o certo e o imponderável

 

Ninguém teve acesso ao voto do relator. Newton Brasil Leão, no entanto, foi o responsável pelas ordens de busca e apreensão e o afastamento do prefeito determinadas na fase ostensiva da operação Copa Livre, em 31 de março, a pedido do Minitério Público. Além dele, outros dois desembargadores votam o recurso. Se a tese da defesa for acatada – a de que a presença de Jairo na prefeitura não impede o andamento das investigações -, ele pode retomar imediatamente o mandato. Caso contrário, ainda cabem recursos extraordinários ao próprio Tribunal de Justiça ou ao Superior Tribunal Federal, em Brasília.

Pelo que o blog apurou, a defesa do prefeito já trabalha com essa hipótese.

O resultado da votação e o voto do relator, se ele decidir torná-lo público, só serão conhecidos na quarta-feira, 18, no final do expediente da 4ª Câmara.

2. Busato é Leite, mas conversa com todos

Repercutiu, também na quinta-feira, 12, a divulgação de uma conversa entre o ex-prefeito Luiz Carlos Busato e o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL), pré-candidato do partido de Jair Bolsonaro ao Piratini. O papo serviu para que Onyx convidasse Busato para acompanhá-lo na chapa como vice.

Em política, hipótese nenhuma pode ser descartada.

As chances de uma parceria acontecer, no entanto, não são grandes. Busato está com Eduardo Leite desde a primeira hora da candidatura do tucano lá em 2018. Com o apoio dele, Ranolfo Viera Jr., atual governador, foi indicado vice. É com eles que Busato vem tratando sobre eleição majoritária. Internamente, inclusive, aguarda um posicionamento de Leite, que pode vir a concorrer novamente ao Piratini com um vice do MDB ou do próprio União Brasil, presidido por Busato. 

Também é possível que o atual grupo político que comanda o Estado leve Ranolfo às urnas ou apoie a candidatura de Gabriel Souza, já indicado pré-candidato pelo MDB.

A conversa entre Busato e Onyx não acontece para irritar a parceria com Leite, mas serve de alerta: quanto mais demora um direcionamento da coalisão, mais a grama do vizinho fica verde.

3. O frio tá aí – e a Covid, também

Nedy de Vargas Marques, o prefeito em exercício, despacha de casa desde a quinta-feira, 12. Ele confirmou teste positivo para Covid-19, mas está assintomático. Os casos da doença em Canoas praticamente quadriplicaram na última semana, saltando de 48 para 194 testes positivos por dia na Central de Testagem na estação do Trensurb. 

Até o início de maio, o perfil de contágio no Estado era majoritariamente de crianças, com baixo índice de internações. Isso já mudou: além delas, também há um índice maior de incidência entre pessoas entre 40 e 60 anos de idade. Essa é a faixa etária que, ao longo de toda a pandemia, mais requisitou leitos de internação clínica e UTI para superar a doença.

Vale lembrar que a proximidade do inverno traz, também, maior incidência de casos de gripe, resfriados e doenças respiratórias como pneumonia e infecções de garganta. É o quadro ideal para uma retomada da Covid.

No sábado, a Prefeitura promoveu o Dia D da Vacinação da D2 contra a Covid-19, para o público dos 12 aos 17 anos. O município tem cerca de 30 mil adolescentes nesta faixa etária. Destes, pouco mais de 26 mil estão com o esquema vacinal completo. O plano é chegar a 95% desta população imunizada totalmente.

Sobre o frio: ele chegou. De quinta para sexta e de sexta para sábado, as temperaturas na região de Canoas deve descer próximas a 3º durante a madrugada. A quarta-feira, 17, ainda deve ser chuvosa – mas o tempo tende a firmar com a proximidade do final de semana. 

É hora da sopa, do vinho e do blusão – e se precisar ir para rua, use máscara. Quem chegou foi o frio: Covid sequer foi embora.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade