Terceira onda

CANOAS | JJ positivado; terceira onda bateu 700 positivos na sexta, 14

Prefeito anunciou em vídeo o resultado positivo no teste para Covid-19 feito nesta segunda-feira, 17, pela manhã. Foto: Reprodução

Em vídeo nas redes sociais, prefeito confirmou diagnóstico recebido em teste pela manhã: terceira onda chegou e está atingindo centenas todos os dias

Jairo Jorge estava 'invicto' à pandemia. Estava: nesta segunda-feira, 17, em um dos testes que tem feito todos os dias pela manhã desde 12 de janeiro, o resultado foi positivo para contaminação por Covid-19. Em quase dois anos de coronavírus entre nós, JJ era um caso raro: mesmo com uma intensa atividade que o prendia mais às ruas do que em casa, como a campanha eleitoral do ano passado, por exemplo, ele ainda não havia se contaminado.

O prefeito está bem, apresenta sintomas leves, não tem febre e não precisou de atendimento hospitalar. Essa semana, fica em isolamentos, acompanhando o trabalho da prefeitura de forma remota enquanto monitora a eventual evolução dos sintomas.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Tenda Covid na UPA Boqueirão terá testagem 24h

Governo do Estado reduz prazos de isolamento de pessoas com covid

 

Todos os contatos do prefeitos nos últimos dias foram procurados pela assessoria do gabinete, informando o diagnóstico e orientando para que também façam o teste. De acordo com a recomendações do Ministério da Saúde, quem testar positivo para a Covid-19 deve permanecer em isolamento pelo período de 10 dias a partir das primeiras manifestações da doença. O período de isolamento para assintomáticos foi reduzido para 7 dias, podendo ser cair para 5 se negativar em novo teste e não tiver febre nas 24h anteriores sem o uso de antitérmicos.

O caso do prefeito emerge em meio a concretização da terceira onda de Covid-19 na cidade. Somente na sexta-feira, 14, 2.173 canoenses procuraram as centrais de testagem da cidade para diangnóstico da doença – e 702 foram positivados. O dado mais recente, divulgado no domingo, dá conta de 178 positivados entre 417 testes feitos no sábado, 15: um percentual de 42,68%.

Aliás, esse é outro fato que chama a atenção nessa nova onda, marcada pela forte presença da ômicron entre nós: além do número de casos maior, o percentual de testados positivos também aumentou. No dia 10, 29,64% dos que foram às centrais saíram de lá com casos confirmados. No dia 14, eram 38,03%. Mais de 42% no dia 15.

A boa notícia é que, como caso do prefeito Jairo Jorge, a maioria dos positivados não está apresentando sintomas graves que exijam internação hospitalar ou leitos de UTI. Graças à vacina, a variante mais contagiosa da pandemia não é, até agora, a mais letal. De acordo com o Consórcio de Impresa, que monitora os casos de Covid pelo Brasil, quase 80% das internações estão relacionadas a pessoas que não se vacinaram ou deixaram de completar o esquema de imunização recomendado.

O 'início do fim' da pandemia, como disse o prefeito em vídeo em suas redes sociais, só é possível com vacina no braço – e para felicidade de todos, está chegando para as crianças a partir de quarta-feira, 19. Mantenha sempre os cuidados, máscara e higiene das mãos e, em caso de dúvida, faça o teste. 

E se der positivo, lembre-se do meme que pipocou em 2020 e que, para os vacinados, é mais atual do que nunca: quem diria que ficando em casa poderíamos dizer que estamos salvando vidas.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade