Novidade no Esporte

CANOAS | Esporte popular no Canadá ganha quadra em Canoas, a primeira oficial em todo o RS

Modalidade esportiva que integra o programa olímpico será oferecida a crianças e adolescentes no Centro Olímpico. Fotos: Gustavo Garbino/EComPMC

Hóquei será ofercido aos participantes do programa Atleta Cidadão do Futuro

Na semana em que o mundo assistirá, com um ano de atraso, a abertura das Olimpíadas de Tóquio, Canoas inaugurou na terça-feira, 20, a primeira quadra oficial de hóquei sobre a grama sintética do Rio Grande do Sul. O espaço fica no Centro Olímpico Municipal (COM) e, claro, integra o rol de modalidades olímpicas disputadas no Japão. O hóquei será oferecido para crianças e adolescentes inscritas no programa Atleta Cidadão do Futuro. 

A canoense que já foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-21 de hóquei, Eduarda da Costa Borges, afirma que os atletas, até então, treinavam em campos de futebol no município. “Finalmente teremos um lugar para treinar, com grama, goleiras e espaço adequados. Estamos muito felizes com essa valorização do hóquei”, comemora. 

 

O prefeito Jairo Jorge lembra que o projeto de tornar Canoas uma referência no hóquei iniciou em sua última gestão, em parceria com a Confederação de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG), mas que a iniciativa não teve continuidade nos anos seguintes. “Em 2016, recebemos a grama sintética das quadras utilizadas no Pan-Americano, que o Brasil sediou em 2007. Infelizmente, o projeto ficou arquivado durante os últimos quatro anos. Agora, retomamos esse sonho para preparar nossas crianças, adolescentes e jovens para grandes competições”, ressalta Jairo Jorge. 

Na ocasião, o prefeito e o presidente da Confederação, Bruno Patrício Oliveira da Silva, assinaram o Termo de Cooperação Técnica que visa desenvolver programas e atividades no campo da pesquisa, ensino, produção e informação técnico-esportiva.  “Com a inclusão do hóquei nos projetos da Prefeitura e com este apoio, certamente, teremos atletas da cidade representando o Brasil em competições internacionais”, comenta Bruno. 

O secretário de Esporte e Lazer (SMEL), Carlos Lanes, afirma que a iniciativa também tem o objetivo de capacitar professores de Educação Física e treinadores das unidades da SMEL, promover campeonatos oficiais e realizar treinamento de equipes. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (51) 32361902 ou ir diretamente ao Centro Olímpico Municipal.

Ainda participaram do evento o presidente da Federação de Hóquei sobre a Grama e Indoor do Rio Grande do Sul, Augusto Dias Dotto; o primeiro presidente da Federação, Carlos Alberto Finco; o vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques; e o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini. 

O que é o hóquei?

O objetivo do esporte é similar ao do futebol, ou seja, fazer gols no adversário. Entretanto, no hóquei sobre grama utiliza-se tacos para conduzir, passar, driblar e finalizar uma bola de 7,5cm de diâmetro para o gol. Cada time conta com cinco jogadores, que não podem ter contato físico. 

Infraestrutura 

A quadra já existente foi ampliada, recebeu grama sintética cedida pela Confederação de Hóquei sobre a Grama (CBHG) e foi cercada com tela. O investimento total foi de R$ 44.383,02.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade