Arte em exposição

CANOAS | CONTINUUM: Compilações maximalistas em tempos de pós-verdade

Fabiano Gummo abre hoje, 17, exposição na Villa Mimosa, em Canoas. Foto: Divulgação

Tem exposição de Fabiano Gummo com curadoria de Manoela Furtado a partir até 27 de fevereiro na Villa Mimosa Abertura da visitação é hoje, às 19h. Confira a divulgação da exposição e um resumo da história de Gummo no mundo da arte

 

Temos acompanhado no ambiente virtual das redes sociais um aumento exponencial da utilização engenhosa de retóricas políticas abusivas que desgastam o nosso já frágil tecido democrático. De fato, as redes sociais estão maquinando nossas barras de rolagem. As fazendas de “bots”, os perfis-simulacros e os complexos avatares de criação e replicação de conteúdo são hoje uma força de orquestração política.

Associado a esse acúmulo discursivo em cascata, que envenenam as plataformas digitais com suas manobras obscuras de manipulação, assistimos uma atualização do termo “pós-verdade”. E, como se tornou de praxe no ciberespaço, diferentes superconjuntos de opiniões e desinformação, invadem a internet. Se pensarmos nesse inchaço da infosfera parece justo samplear esse tsunami verborrágico para fabricar provocações.

Dessa forma, na exposição CONTINUUM, o artista Fabiano Gummo aposta na decodificação de imagens/textos ordinários do ambiente virtual para remixar em novos objetos. Ele parte da desinformação, do negacionismo, das teorias da conspiração e das fakenews, em direção às compilações, na intenção de criar gradientes entre o legível e o ilegível do mundo e da vida em rede.

 

 

Quem é Fabiano Gummo

Fabiano Gummo é doutorando e mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS, licenciado em Artes Visuais pela UERGS e professor de Artes na rede pública de ensino em Canoas/RS. Participou de ações e mostras dentre as quais se destacam as exposições individuais: 2017: um ruído (infra)ordinário (2019), Galeria Hipotética, Porto Alegre/RS-Brasil; Coração Gordo: A Multiplicidade Experimental (2012)Centro de Arte da UFPel, Pelotas/RS–Brasil; e as coletivas: Brazilian + Egyptian Urban Street Art, Bienal de Arte do Cairo (2018), Cairo – Egito; Livres et revues d’artistes: une perspective brésilienne (2018), Universidade Rennes 2 – França. Em sua poética trabalha a acumulação excessiva e flutuante de signos e significados em objetos e livros de artista.

 

Serviço

CONTINUUM

Abertura: Sexta, 17 de dezembro de 2021, 19h
Encerramento: Domingo, 27 de fevereiro de 2022

Casa das Artes Vila Mimosa
Avenida Guilherme Schell, 6270
Centro – Canoas

Período de visitação: de 20 de dezembro de 2021 a 27 de fevereiro de 2022
Horário: de segunda a sexta das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30

Informações: (51) 34285789
Site do artista: www.fabianogummo.com

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade