Saúde

CANOAS | Com menos de 20 por cento das UTIs ocupadas, internações por Covid agora serão só no HU

Internações em queda, avanço da vacinação e testagem em massa levaram governo a decidir pela concentração do atendimento aos casos mais graves de Covid-19 apenas no HU. Foto: Arquivo AgBr

Prefeitura concentra atendimento aos casos que requeiram internação em apenas uma estrutura de saúde

Desde quinta-feira passada, dia 29, o Hospital Universitário (HU) passou a concentrar todas as internações de Covid-19 em Canoas. Com isso, as demais estruturas de saúde poderão retomar aos poucos as rotinas de atendimento eletivo, especialmente no Hospital Nossa Senhora das Graças, e de urgência e emergenciais gerais, no Pronto Socorro do Mathias Velho.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Gripe tem, Covid espera: como será a vacinação nesta segunda em Canoas

CANOAS | Governo prepara editais  para licitar gestão de hospitais e UPAs; primeiro, ao MP

 

O passo é considerado fundamental para a realização de mutirões e avançar na redução na fila de espera por consultas, exames, cirurgias e pequenos procedimentos represados em função da alta demanda dos casos de Covid de janeiro para cá, especialmente no período entre o final de fevereiro e meados de março.

Segundo a Secretaria da Saúde, a medida surge após o avanço da vacinação no município e o intenso ritmo de testagem estimulado pela Prefeitura.

De acordo com o boletim epidemiológico do sábado, 31, 23 pacientes estavam internados na UTI Covid, o que representa uma taxa de ocupação de 19,66%. Na Enfermaria, eram 13 – ou 7,74%. Entre 4 e 24 de julho, caiu de 364 para 231 o número de novos casos da doença em Canoas. Isso representa uma redução de mais de 63%, com base nos dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde até o dia 28 de julho.  

 

Vacinação e testagem

Mais de 55% da população de Canoas já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Cerca de 183 mil pessoas fizeram a primeira aplicação e mais de 80 mil completaram o esquema de imunização com as duas doses ou dose única, até sábado. Levando em consideração apenas a população acima de 18 anos, o percentual de vacinação sobe para 75%. 

Canoas também já fez mais de 115,2 mil testes para detecção do coronavírus desde o início do ano. Deste total, em torno de  70 mil ocorreram nos cinco centros de testagem abertos pela Prefeitura no início de março. 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade