Pandemia

CANOAS | Com baixa nos casos, Clínicas e Tenda Covid serão encerradas na quinta, 31

Estruturas serão desmontadas diante dos índices da Covid-19 na cidade, que em caindo a medida que a vacinação avança. Foto: Divulgação

Melhora dos indicadores Covid e redução no número de mortes levará ao fechamento destes equipamentos

A partir de quinta-feira, 31, Canoas encerra os atendimentos nas quatro Clínicas Covid, localizadas nos bairros Harmonia, Rio Branco, Niterói e Guajuviras, e na Tenda Covid, que funciona ao lado da UPA Boqueirão. A decisão se baseia no baixo número de casos de Covid-19 em Canoas. A cidade também registra queda no número de mortes associadas à doença.

A se tomar como base os dados do final de semana mais recente, o município não registrou óbitos. Até o momento, março contabiliza 14 mortes – a menor incidência do ano, bem diferente do 'março macabro' de 2021, quando mais de 450 canoenses perderam a vida na luta contra o coronavírus.

O secretário da Saúde, Maicon Lemos explica que no início de 2022, quando as estruturas foram montadas, o município registrava alta de casos. “Durante as semanas críticas após as festas de final de ano, nas quais registramos o maior número de casos de toda a pandemia, as clínicas e a tenda atenderam centenas de pacientes com sintomas e realizaram milhares de testes Covid", resume. "Esta ação rápida ampliando a rede de atendimento Covid naquele momento contribuiu para rastrearmos os casos existentes, orientar as pessoas com o vírus para que cumprissem o isolamento, dar tratamento para quem precisou e também frear o avanço do vírus".

Desde que iniciou os atendimentos, em 8 de fevereiro, as clínicas realizaram 8.291 testes para detectar a doença. Na Tenda Covid, que foi reaberta em 23 de janeiro de 2022, foram feitos 8.774 exames. No município, ao todo já foram feitos 265.187 testes e detectados 72.376 casos da doença. 1789 vidas perdidas em Canoas devido à Covid-19.

Atendimento segue nas UPAs

Para casos de suspeita de Covid ou outras doenças respiratórias, a população de Canoas deve buscar atendimento nas UPA Rio Branco (que fica na Rua Engenheiro Chang, 388, esquina com Cairu, bairro Rio Branco) ou Boqueirão (na Av. Boqueirão, 2900, Guajuviras). Nas unidades o atendimento é 24 horas, todos os dias da semana. Além de consulta, havendo indicação médica, as UPAs realizam o teste da Covid.

Testagem em massa

Canoas segue com a ampla testagem da população, como forma de frear a doença. O exame que detecta o vírus pode ser feito em uma das cinco centrais de testagem do município. Veja os endereços e horários de funcionamento.

Central de Testagem Centro
De segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Praça da Bandeira, em frente à igreja matriz São Luís Gonzaga, Centro

Central de Testagem no Rio Branco
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Subprefeitura Sudoeste: Rua Edgar Fritz Muller, 430, no Bairro Rio Branco

Central de Testagem no Niterói
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Rua Primeiro de Maio, 534, Bairro Niterói

Central de Testagem no Guajuviras
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Subprefeitura Nordeste: Av. Boqueirão, 3166, Bairro Guajuviras

Central de Testagem no Mathias Velho
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Rua Caçapava, ao lado da UPA Liberty Dick Conter, Mathias Velho
 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade