Déficit de vacinas

CANOAS | Estado admite defasagem de vacinas para Canoas; segunda é dia de ’bater as contas’ do equilíbrio

Secretário da Saúde Maicon Lemos participa da reunião com Arita Bergman em que ajuste na distribuição das doses vai permitir acelar vacinação em Canoas

Às vezes, quem não reclama não leva. O mantra repetido que tem feito o prefeito Jairo Jorge e o secretário da Saúde de Canoas, Maicon Lemos, sobre o discrepante número de doses da vacina contra a Covid-19 que a cidade recebe em relação a outras de mesmo porte, como Pelotas por exemplo, fez efeito. Na sexta-feira, 13, o Estado confirmou para segunda uma reunião com os municípios para, enfim, ajustar as entregas. "O Estado entendeu que há defasagem de alguns municípios e vamos fazer os cálculos para resolver isso na segunda", informa Maicon Lemos.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Canoas tenta reverter perda milionária para os hospitais: política do 'cobertor curto' pode deixar nossos pés de fora

CANOAS | Aviãoteca ganha R$ 250 mil por emenda de Lasier Martins

 

A expectativa dele é que as entregas desta semana já venham com quantitativos maiores para que a idade dos chamamentos possa ser reduzida em períodos menores. "O plano segue o concluir a vacinação em todos os municípios mais ou menos ao mesmo tempo", diz. "Para isso, cidades como Canoas precisa de mais doses para avançar mais".

No final de semana, o Estado recebeu duas remessas de AstraZeneca e de Coronavac para serem distribuídas a partir de segunda às Coordenadorias Regionais. É com essas doses que Canoas pretende chamar os 25+ a partir de terça à rede de Saúde para a primeira dose da vacina. "Quando tivermos o cálculo do que virá a mais para equilibirar as entregas, aí saberemos até que idade Canoas poderá abrir a vacinação", conlcui Lemos.

Estimativa da Secretaria Municipal da Saúde baseada no Censo e nas atualizações dele feitas pelo IBGE apontam que 38.794 canoenses aguardam vacina entre 18 e 24 anos. Se o Estado zerar a distâcnia de 46 mil doses que Pelotas recebeu a mais do que Canoas, dá para fechar a vacinação da D1 até o final de agosto – e ainda sobram algumas D2 para ir completando o esquema vacinal de quem aguarda pela segunda dose.

Boa notícia para começar a semana.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »