Covid ainda por aí

CANOAS | Depois de casos suspeitos de Covid em escolas, Prefeitura vai testar professores na Irmão Pedro e Barão de Mauá

Casos ganharam grande repercussão nas redes sociais durante a quinta-feira. Testagem faz parte do protocolo aprovado pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia

 

ATUALIZADA – A Covid-19 não dá trégua – mesmo com o avanço da vacinação. Nesta quinta-feira, 19, pelo menos 10 casos suspeitos de infecção pelo coronavírus foram reportados em redes sociais e grupos de WhatsApp em quatro diferente escolas na cidade. E, claro, foram parar nos trend topics da preocupação de pais, alunos e demais professores da rede. É um surto? Ou trata-se de casos isolados?

Na EMEF Irmão Pedro, que fica no bairro Estância Velha, cinco casos suspeitos estão sob investigação. Na General Netto, no bairro Olaria, há suspeita de que pedreiros que trabalham nas obras de construção dos novos prédios da escola também tenham sido contaminados, embora não haja ainda a confirmação. Na Barão de Mauá, há dois professores afastados com sintomas compatíveis com os provocados pelo novo coronavírus.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Saudade de uma baladinha: vacinação terá drive na madrugada de sexta para sábado

CANOAS | Os quatro nós financeiros que JJ tem para resolver no curto prazo – e porque isso é importante para o nosso futuro

 

Ao longo da manhã, a Secretaria de Educação coletava informações com as direções das escolas para quantificar oficialmente o número de casos suspeitos. Também confirmou que faria a testagem de profissionais da Educação na Irmão Pedro e na Barão de Mauá, onde a repercussão do assunto vinha provocando maior alvoroço.

O número total de professores com casos suspeitos não foi revelado, nem se há mais casos em outras escolas.

De acordo com os protocolos de Enfrentamento à Pandemia, quando há casos suspeitos entre os profissionais de uma escola é preciso afastá-los do trabalho presencial preventivamente para evitar que o vírus se espalhe. Dois ou mais casos confirmados exigem notificação às famílias, limpeza dos ambientes em que os professores estiveram e reforço nos cuidados como uso de máscara e higiene dos alunos. As aulas, no entanto, não precisam ser suspensas a menos que os afastamentos impossibilitem a estadia dos alunos em sala de aula.

No final da manhã, a Prefeitura informou que fará a testagem in loco nas escolas mencionadas pela manhã. A ação é uma estratégia que facilita a orientação dos demais profissionais e da comunidade escolar envolvida, uma vez que a testagem é gratuita e pode ser feita nos centros distribuídos em cada quadrante da cidade independe haver casos suspeitos na escola; basta que haja sintomas ou contato com algum positivado para fazer a coleta.

No meio da tarde, a Secretaria de Educação emitiu uma nota oficial sobre o assunto, que pode ser lida a seguir:

SME realizará testagem de professores em duas escolas do município 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Canoas informa que, em ação conjunta com a Secretaria Municipal da Saúde, fará testagem para Covid-19, dos professores das escolas Barão de Mauá e Irmão Pedro. Nas duas escolas, há suspeita de professores com sintomas.  Esta é uma situação pontual em duas escolas, de uma rede que possui 84 EMEIs e EMEFs. Desde que iniciaram as aulas híbridas, em maio deste ano, somente um aluno testou positivo em toda a rede municipal de ensino. As devidas precauções foram e continuam sendo tomadas. A SME segue o plano de contingência que foi trabalhado em conjunto com o Comitê de Operações de Emergência (COE) e SMS, desde o início do ano. As escolas têm recebido kits de EPI para proteção dos professores, funcionários e alunos. Até o momento, foram entregues 12.370 aventais, 5.475 unidades de álcool líquido 70%, 8.526 unidades de álcool gel e 33.400 máscaras. Além disso, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realiza um trabalho permanente de higienização nas escolas municipais.

 

ATUALIZAÇÃO – No final da tarde desta quinta-feira, por volta das 18h30, a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Canoas informou que, em ação conjunta com a Secretaria Municipal da Saúde, realizou testagem para Covid-19 dos professores e funcionários das escolas Barão de Mauá e Irmão Pedro. Na Barão do Mauá, 22 pessoas foram testadas, nenhum teste apresentou resultado positivo. Na Irmão Pedro, 47 foram testados, houve 1 resultado positivo para Covid-19, de pessoa que já foi afastada. 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »