Política

CANOAS | Câmara fraciona pauta, aprova reajuste parcelado e discute ’políticos’ na segunda

Nova sessão extraordinária está marcada para tarde da próxima segunda-feira

Com uma longa e polêmica pauta, a Câmara de Canoas decidiu fracionar as discussões da sessão extraordinária marcada para esta quinta-feira, 3. Aprovados a reposição da inflação aos servidores e o projeto que cria um parque tecnológico no PCI e o batiza de Jaime Lerner, os demais assuntos passaram para a sessão de segunda-feira, 7. A nova sessão, também extraordinária, também será à tarde e, entre outros assuntos, trata de mudanças no plano de carreira dos profissionais de Educação e a reposição para os agentes políticos no governo e na Câmara.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Com vistoria, 1 em cada 2 chamadas sobre o esgoto no Guajuviras foram resolvidas, mais ainda tem o lixo…

CANOAS | Governo propõe quitar rescisões da Gamp em 28 parcelas e indenizar licença de gestantes

 

De longe o projeto mais aguardado do dia foi o que define a reposição da inflação aos servidores. Na semana passada, a equipe técnica do governo Jairo Jorge anunciou o índice de 10,06%  – o Índice de Preços ao Consumidor Amplicado, IPCA, apurado pela IBGE. O problema é que o governo propôs o pagamento em oito vezes – o que despertou a gritaria dos sindicados ligados à categoria. Na quinta, haviam prometido um ato público em frente à Câmara – mas com a notícia de que a sessão não seria aberta ao público devido às restrições impostas pela pandemia, a mobilização acabou migrando para internet. 

O chat da transmissão ao vivo da Câmara no YouTube chegou a ficar congestionado.

Assim, servidores do município receberão 0,28% sobre o salário de janeiro (que deverá ser pago na folha de fevereiro, de forma retroativa); 1,5% em fevereiro, março e abril; e 1,4% em maio, junho e julho; e, finalmente, 1,08% em agosoto.

Câmara e agentes políticos adiados

Após a aprovação do projeto, os vereadores passaram a discutir sobre a reposição aos agentes políticos. Uma emenda da oposição pretende retirar do rol de beneficiários do ajuste quem tem cargo de secretário municipal ou equivalente. Esse projeto, a emenda e o projeto legislativo que dá o mesmo índice de reajuste da prefeitura para os servidores da Câmara, entre eles os próprios vereadores e seus assessores, foram adiados.

PCI será Parque Tecnológico

O projeto que cria o Parque Canoas Inovação como um parque tecnológico nos moldes do TenoSinos e do TecnoPUC restou aprovado. A medida tinha prazo para ser discutida na Câmara uma vez que a secretária de Desenvolvimento Econômico, Simone Sabin, articula a vinda de aproximadamente R$ 10 milhões em recursos federais para implatação da incubadora tecnolígia na cidade.

Além disso, o projeto também dá o nome do arquiteto e urbanista Jaime Lerner ao espaço – ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná que faleceu em maio de 2021.  

O que passa para a sessão da semana que vem

Além do adiamento da discussão sobre o reajuste para os agentes políticos, a Câmara adiou para segunda-feira a discussão de um projeto que altera o plano de carreira dos profissionais da Educação Básica. Segundo o vereador Emílio Neto (PT), líder do Governo na Câmara, a Secretaria de Educação pretende convocar novos professores para o período de volta às aulas, que acontece em 21 de fevereiro. Ele pediu, então, que alguns esclarecimentos sobre o projeto e a convocação fossem prestados à Câmara, o que justifica o adiamento.
 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »