Vacinação

CANOAS | Atraso nas remessas da vacina põe em risco segunda dose em idosos com 69 anos ou mais

Secretário de Saúde que o problema não é sentido apenas no município e já notificou o Estado sobre o caso

 

Diante do atraso no envio de remessas pelo governo federal, Canoas começa a enfrentar um déficit de Coronavac para cobrir as segundas doses de quem já completou o intervalo de 28 dias entre as aplicações. Nesta sexta-feira, 23, o município recebeu 1.440 doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan, quantidade insuficiente para atender a demanda que, agora, completa o esquema vacinal de idosos com 69 anos ou mais. 

 

LEIA MAIS

CANOAS | ’Vamos cumprir a decisão judicial’, diz secretária; volta às aulas só com segurança jurídica

CANOAS | Alívio nos indicadores pressiona por bandeira vermelha; Canoas e os '50 tons' de flexibilização

 

O problema foi sinalizado ao governo do Estado, que já teria enviado ofício relatando a situação ao Ministério da Saúde. “Nas últimas semanas, recebemos um quantitativo menor de vacinas. Esse não é um problema apenas de Canoas, outros municípios também estão passando por isso neste momento”, afirma o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, que preside o Conselho de Secretários Municipais de Saúde, o Cosems-RS, e acompanha de perto a distribuição dos imunizantes aos municípios gaúchos.

Com a chegada do novo lote, a aplicação das segundas doses prossegue na segunda-feira (26), nas unidades básicas de saúde, das 8h às 12h, ou enquanto durarem as vacinas. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta que as pessoas que não conseguirem realizar a segunda aplicação nos próximos dias devem aguardar a chegada de novo lote de vacinas e o chamamento, por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura, para comparecer às UBSs.

No caso da CoronaVac, a recomendação do Estado é de que a segunda aplicação ocorra em 28 dias. Já a Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada em 12 semanas. Não é possível usar um tipo de imunizante na primeira dose e outro na segunda.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »