educação

Cachoeirinha amplia 580 vagas na Educação Infantil

A Secretaria de Educação de Cachoeirinha informa ter ampliado de 580 vagas na Educação Infantil para o ano letivo de 2022. A maior oferta de vagas foi possível em razão da operacionalização da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) localizada no Bairro Moradas do Bosque – que recentemente recebeu o nome oficial de EMEI Professora Marli Carmen da Silva –, além da ampliação de turmas em outras EMEIs e nas escolas de Educação Infantil parceiras do município.

Em 2021, eram 630 vagas disponibilizadas para crianças de creche (de zero a três anos) e, para este ano, são 880 vagas disponibilizadas, um aumento, portanto, de 250 vagas. Para Pré-escola, que abrange crianças de quatro e cinco anos, foram disponibilizadas 1.014 vagas no ano passado e, em 2022, são 1.344 vagas, uma ampliação de 330 vagas.

Conforme o secretário de Educação, Cláudio Pinheiro, a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) para creche na Educação Infantil é de atendimento de 50% da demanda até 2024 e Cachoeirinha já ultrapassou este índice desde 2019.

– Encerramos o ano de 2021 com 77% de atendimento e estamos iniciando 2022 com 62% da demanda dos inscritos no mês de outubro atendida, o que deve aumentar ao longo do ano – informa.

Quem perdeu o primeiro período de inscrição da Pré-escola para 2022 poderá se inscrever na Central de Matrículas, na Rua Érico Veríssimo, 570, bairro Parque da Matriz. A partir da segunda quinzena de fevereiro, a Secretaria de Educação começa a chamar e a designar os alunos. As inscrições permanecem abertas até o final do ano letivo.

O mesmo vale para os estudantes de Ensino Fundamental que perderam os demais períodos de inscrição. O primeiro e o segundo período de inscrição ocorreram pela internet, através do site do Governo do Estado, mas para quem não realizou a matrícula, poderá fazer pessoalmente na Central de Matrículas.

Segundo a responsável pela Central de Matrículas, Cheila Macedo, até o momento, foram 1.189 alunos inscritos e já designados no Ensino Fundamental.

– Para o início do ano letivo, estão sendo disponibilizadas 2.116 vagas de 1° a 9° ano do Ensino Fundamental. Aos que ainda precisam se matricular, o critério para distribuição de vagas é o zoneamento – esclarece.

No Ensino Fundamental, assim como na Pré-escola, todos aqueles que se inscreverem terão suas vagas garantidas.

Para se inscrever na Central de Matrículas é preciso levar RG ou certidão de nascimento do aluno, RG do responsável, atestado de escolaridade (constando se permanece ou avança) e comprovante de residência atualizado em nome do responsável. Caso não esteja no nome do responsável, o proprietário deverá fazer uma declaração na conta e assinar, além de enviar uma foto do seu RG.

As aulas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) retornam no dia 21 de fevereiro, na próxima segunda-feira, de forma 100% presencial.

– Aguardamos os estudantes seguindo os protocolos de prevenção à covid-19, tais como o uso de máscaras e a higienização das mãos – afirma o secretário de Educação.

São cerca de 10.600 alunos nas EMEFs do município e em torno de 3.700 nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), totalizando mais de 14 mil alunos atendidos na Rede Municipal de Ensino de Cachoeirinha.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »