segurança

Audiências on-line de processos da Lei Maria da Penha são feitas na Casa Lilás de Gravataí

Mantida pela Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social (SGCOM), a Casa Lilás, que está localizada na rua Heitor de Jesus, 232, próxima a 1ª Delegacia de Polícia, no Centro, este ano, passou a ter um espaço para o atendimento das audiências on-line. A decisão veio da juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Gravataí, Luciana Barcellos. 

De acordo com a advogada Thaís Marcelino, que atende as usuárias do serviço, isso possibilitou que a mulher pudesse falar em segurança sem o companheiro por perto. Além disso, beneficia aquelas que não têm acesso à internet. 

Mesmo com a pandemia, os atendimentos presenciais seguiram na Casa Lilás, especialmente, por conta do aumento de notificações no Disque 180. Segundo a coordenadora do local, Analu Sônego, em muitos casos, o agressor é o companheiro da vítima e reside com ela. Dessa forma, um dos fatores que justifica o aumento das denúncias é o isolamento social, já que a vítima passa mais tempo em casa e, consequentemente, com o agressor.  

– Passamos a acolher, também, as mulheres que vêm para participar das audiências. Então, estamos com a agenda cheia. Pedimos para quem precisar de atendimento que entre em contato com antecedência pelo 3600-7720 ou 3600-7722, e pelo 0800.510.2468 – salienta Analu.

Ela também relembra às mães que não têm onde deixar seus filhos nos dias de acolhimento que há um espaço infantil, no local, supervisionado pelas servidoras e com brinquedos à disposição.

A Prefeitura de Gravataí é referência para municípios da Região Metropolitana por possuir um atendimento especializado a mulheres vítimas de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. A Casa Lilás oferece apoio jurídico e psicológico a mulheres que procuram ajuda por estarem sob ameaça. 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »