saneamento

Ambiental, da PPP da Corsan, busca economia de água em Gravataí

A Ambiental Metrosul implantou sistema de reaproveitamento para economizar água potável em Gravataí.

Implantado na unidade operacional localizada no bairro Distrito Industrial, o sistema vai abastecer os caminhões hidrojato que prestam serviços de limpeza e desobstrução das redes de esgoto, diariamente, nos municípios atendidos pela empresa responsável pela 'PPP da Corsan'.

O sistema consiste na captação da água da chuva por calhas instaladas no prédio da base operacional e armazenamento em dois reservatórios de cinco mil litros cada. Somente neste posto de abastecimento, a estimativa da empresa é a de economizar em torno de 240 mil litros de água ao ano. A empresa tem a expectativa de ampliar o projeto para as demais unidades nos municípios atendidos pela parceria público-privada.

Outra alternativa que a Ambiental Metrosul adota para a preservação dos recursos naturais e utilização sustentável da água potável é o aproveitamento da água de reuso. No processo de tratamento do esgoto nas estações, por meio de bombas coletoras, parte do efluente tratado é transferido do canal de saída nos tanques de decantação para os caminhões hidrojato.

Atualmente, o sistema está disponível nas ETEs Mato Grande (Canoas) e Alvorada, que geram, diariamente, cerca de 40 mil litros de água de reuso cada, contabilizando, juntas, uma economia de 3,6 milhões litros de água potável por mês.

Naquela que é considerada a maior PPP de saneamento do país, a Ambiental Metrosul, parceira da Corsan, foi constituída para fazer a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, trazendo mais saúde e qualidade de vida a uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »