cultura

Abertas inscrições para Prêmio Dana de Artes Visuais em Gravataí

Após uma interrupção de dois anos provocada pela pandemia de covid-19, que transformou o mundo em todas as áreas e afetou, consideravelmente, a classe artística, é chegado o momento de retomada do Prêmio Dana de Artes Visuais. Promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), a premiação chega a sua 6ª edição.

De acordo com a SMCEL, o projeto conta com o financiamento da empresa Dana Holding Corporation e com o apoio do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Rio Grande do Sul  e da SOGIL com o “Ônibus Social” para o transporte gratuito de alunos e grupos que terão acesso à Arte por meio do programa educativo-cultural do Quiosque da Cultura. 

Com inscrições, exclusivamente, on-line, pelo  link , até 6/5, às 17h, o prêmio tem como objetivo selecionar, premiar e difundir seis exposições de artes visuais que ocuparão espaço no Quiosque da Cultura. A mostra será com tema livre, respeitadas as vedações do edital, e as mais diversas linguagens e formas de expressão artístico-visuais (desenho, fotografia, arte digital, cerâmica, pintura, escultura, gravura, instalação, videoarte, etc).

Para participar, os proponentes devem ser maiores de 18 anos, não serem servidores públicos municipais ativos da Administração Pública Direta ou Indireta, não serem pessoas jurídicas vinculadas aos serviços sociais do Sistema “S” ou à Prefeitura de Gravataí, não integrarem a Comissão de Seleção e estarem devidamente cadastrados no  Mapa Cultural de Gravataí .

Os proponentes podem se inscrever na condição de pessoas físicas ou pessoas jurídicas, sendo quatro vagas com prêmios no valor líquido de quatro mil reais para a categoria “Territórios locais”  (para artistas visuais que residem em Gravataí, com produção artístico-visual em territórios locais dentro do município), e duas vagas com prêmio no valor líquido de quatro mil e quinhentos reais para a categoria “Territórios expandidos” (para artistas visuais que residem em outros municípios do estado do Rio Grande do Sul, com produção artístico-visual em territórios expandidos, que vão além do município de Gravataí. O valor adicional fundamenta-se pelos custos de deslocamento até o município).

Além das duas categorias mencionadas, este ano, o Prêmio Dana contará com uma premiação extra: o “Prêmio Aquisição”. Para concorrer, ao final do calendário de exposições premiadas, o contemplado numa das vagas acima cuja mostra tiver maior número de visitantes registrados no livro de presenças do Quiosque da Cultura, receberá um Prêmio Aquisição no valor de dois mil reais, para produção de obra em técnica artística e dimensões a serem definidas e que será adquirida e exposta de forma permanente na financiadora, sob o tema: “75 anos de Dana no Brasil”. 

A Comissão de Seleção, que este ano será composta por membros representantes da sociedade civil do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Rio Grande do Sul, analisará os projetos habilitados de acordo com os critérios estabelecidos em edital: excelência qualitativa e técnica do projeto de exposição, clareza e coerência de argumentação, relevância artístico-cultural do projeto pelo tema abordado, viabilidade do projeto expositivo específico para o espaço do Quiosque da Cultura e adequação aos objetivos gerais do edital.

Ao longo dos anos, o Prêmio Dana se consolidou e é reconhecido em todo estado por sua importante representatividade e fomento de projetos de exposições do segmento de Artes Visuais, firmando-se como recorrente e aguardada oportunidade, anual, para que artistas visuais recebam o devido incentivo financeiro em reconhecimento às suas trajetórias artísticas.

No decorrer das cinco edições anteriores, ocorridas entre 2015 e 2019, já selecionou, premiou e difundiu 34 exposições do segmento. Nas mais diversas técnicas artísticas, compreende, entre uma categoria majoritária, com vagas voltadas a artistas residentes em Gravataí e, outra, para artistas que residem em outros municípios do Rio Grande do Sul, o que possibilita trocas artísticas, entre diferentes culturas, bem como amplia o reconhecimento do prêmio a nível estadual.

Para maiores esclarecimentos, entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com a administração da SMCEL ou com a coordenação do Quiosque da Cultura, que está localizado na Praça Leonel de Moura Brizola, em frente ao Hospital Dom João Becker, no Centro.

Telefone: (51) 3600.7345 e e-mail: [email protected] O edital, seus anexos e os resultados de cada etapa estarão disponíveis conforme o cronograma.

 

CRONOGRAMA

: 11/4/22 a 6/5/22 (17h, horário de Brasília) – Inscrições, exclusivamente, on-line, pelo link.

10/5/22 – Habilitação dos proponentes e divulgação do resultado pré-recursos de habilitação; 

11/5/22 a 13/5/22 (17h, horário de Brasília) – Recebimento de recursos referentes à fase de habilitação;

16/5/22 – Divulgação do resultado pós-recursos de habilitação;

17/5/22 a 19/5/22 – Seleção das propostas;

20/5/22 – Divulgação do resultado pré-recursos de seleção;

23/5/22 a 25/5/22 (17h, horário de Brasília) – Recebimento de recursos referentes à fase de seleção;

27/5/22 – Divulgação do resultado final;

1/6/22 – Cerimônia de Premiação.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Emocore Rave

Expansionismo genético Votem no clichê sagrado Em edição americana Sempre haverá uma Salém Ossos no fundo do poço Carne new wave Emocore rave Para o mal Para o bem.

Leia mais »